
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, marcou presença na cerimónia de abertura da Expo 2025 Osaka, no Japão, a convite da comissária-geral de Portugal, Joana Gomes Cardoso, reforçando o empenho da Região Autónoma dos Açores em se posicionar como um agente ativo nos debates globais sobre inovação, sustentabilidade e cooperação internacional.
Segundo nota de imprensa divulgada segunda-feira pela Vice-Presidência do Governo Regional, a presença açoriana na exposição universal representa uma “oportunidade única para promover o arquipélago nos mais diversos domínios”, num evento de “elevada projeção” que reúne países de todo o mundo com o objetivo de partilhar inovações, culturas e visões para o futuro.
Sob o mote “Projetar a sociedade do futuro para as nossas vidas”, a Expo 2025 Osaka Kansai decorre de 13 de abril a 13 de outubro e será palco para debates e apresentações de soluções inovadoras nas áreas da sustentabilidade, tecnologia e cooperação internacional.
Artur Lima destacou que “o Governo Regional dos Açores tem interesse em acompanhar de perto as tendências mundiais e posicionar a Região como um agente ativo na construção de um futuro mais próspero e equitativo”. Sublinhou ainda que “a projeção dos Açores e a colaboração internacional são elementos cruciais para o desenvolvimento sustentável e para a resolução de problemas complexos que transcendem fronteiras geográficas”.
O Vice-Presidente realçou também o contributo dos Açores para uma agenda global mais verde e resiliente, salientando que “com a sua natureza exuberante e a sua aposta em modelos de desenvolvimento que respeitam o ambiente, os Açores têm muito a contribuir para a discussão sobre um futuro mais sustentável”.

Sob o tema nacional “Oceano: Diálogo Azul”, Portugal participa na Expo com um pavilhão próprio, onde está prevista, entre 14 e 16 de agosto, a realização de um evento temático inteiramente dedicado aos Açores, incluindo uma exposição provisória e a promoção de produtos regionais.

Neste momento, produtos típicos açorianos já se encontram à venda na loja do Pavilhão de Portugal, tendo suscitado grande interesse junto do público japonês, com especial destaque para os bordados dos Açores.
Artur Lima concluiu, na mesma nota, que “a expectativa é que a presença açoriana ao longo da exposição contribua para fortalecer a imagem internacional da Região e para atrair investimento e novas oportunidades de desenvolvimento”, incluindo a cooperação científica com o Japão, com vista à consolidação dos Açores enquanto plataforma de investigação atlântica. A presença da Região está enquadrada sob o tema próprio “Entre Corações”.
© GRA | Fotos: GRA | PE
