CÂMARA DA PRAIA DESAFIA ASSOCIAÇÕES AGRÍCOLAS A REFORÇAREM COOPERAÇÃO COM O MUNICÍPIO

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, lançou um apelo às associações representativas dos produtores agrícolas da ilha Terceira para que colaborem com o município na promoção e valorização da agricultura local. O desafio foi lançado durante a sessão de encerramento das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorreram nos dias 11 e 12 de abril, na freguesia dos Biscoitos.

A informação consta de uma nota de imprensa divulgada esta segunda-feira pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que destaca a vontade da autarca em estreitar laços com entidades como a Associação Agrícola da Ilha Terceira, a Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses, a Bio Azórica e a APL – Bio.

“O nosso compromisso convosco é que estas Jornadas se manterão uma realidade anual. E deixo aqui o desafio para que possamos cooperar noutros projetos semelhantes, a bem de cada uma das vossas áreas de atuação, ou mesmo em ações de maior abrangência sobre o setor agrícola. Unidos, seremos, certamente, mais fortes”, afirmou Vânia Ferreira, citada na nota.

A autarca defendeu ainda uma maior representatividade das entidades ligadas à agricultura biológica, apelando à Federação Agrícola dos Açores para integrar a Bio Azórica e a APL-Bio como associadas. “A representatividade ganhará maior expressão quando todas as entidades unirem esforços em defesa da Agricultura Açoriana no seu todo”, sublinhou.

Vânia Ferreira destacou igualmente o papel das entidades públicas na dinamização do setor, nomeadamente através da melhoria das acessibilidades agrícolas e do abastecimento de água às explorações. “Destaco o trabalho realizado no Concelho em termos de acessibilidades agrícolas: a Canada do Barreiro, nas Fontinhas, cuja intervenção iniciar-se-á em breve; os investimentos realizados em vários caminhos agrícolas no Concelho; são exemplos da parceria entre o Governo dos Açores e a Câmara Municipal”, referiu.

No âmbito do abastecimento de água, a Presidente destacou a colaboração entre a empresa municipal Praia Ambiente e o IROA – Instituto Regional de Ordenamento Agrário, realçando o investimento previsto para a zona da Caldeira, na Vila das Lajes, bem como as reduções tarifárias implementadas pela autarquia para as explorações agrícolas.

Na sua intervenção final, Vânia Ferreira reiterou a importância da agricultura como elemento identitário da região. “A nossa ruralidade é um ativo estratégico no desenvolvimento do concelho e da ilha. […] Saímos deste encontro com renovada certeza da importância estratégica do setor para o desenvolvimento regional”, concluiu.

A sessão de encerramento das Jornadas Agrícolas contou ainda com intervenções do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, e dos representantes das associações organizadoras do evento.

© GC-CMPV | Foto: GC-CMPV | PE