HOSPITAL DA HORTA TERÁ EQUIPAMENTO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

A Câmara Municipal da Horta congratulou, na quinta-feira, o Governo Regional dos Açores pelo lançamento do concurso público para a aquisição de um equipamento de imagiologia por ressonância magnética destinado ao Hospital da Horta. A informação foi divulgada através de uma nota de imprensa emitida pelo município.

O Presidente da Câmara, Carlos Ferreira, destacou que este é “um marco significativo no processo de qualificação da resposta hospitalar na ilha do Faial”, considerando que irá contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde não apenas no Faial, mas também nas restantes ilhas do Triângulo e do Grupo Ocidental.

Na mesma nota, o autarca salienta que a instalação deste novo equipamento representa “um salto gigante na prestação de serviços de saúde no Faial”, sublinhando que permitirá diagnósticos mais rápidos, melhor acompanhamento clínico e, sobretudo, a redução das deslocações de doentes para outras ilhas ou para o continente.

Carlos Ferreira reforça ainda que a publicação do concurso público em Jornal Oficial constitui “um passo determinante para a concretização de uma ambição há muito partilhada pela comunidade faialense”.

Para além da importância do equipamento, o Presidente da Câmara lembra a necessidade de reforçar os recursos humanos na área da saúde, tanto no Hospital da Horta como na Unidade de Saúde da Ilha do Faial, reafirmando a disponibilidade do município para colaborar com o Governo Regional na construção de “um sistema de saúde cada vez mais robusto, acessível e de qualidade”.

Esta posição foi igualmente transmitida à Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, numa reunião realizada em fevereiro, nos Paços do Concelho. Nessa ocasião, o autarca teve a oportunidade de abordar outros investimentos em curso no Hospital da Horta, nomeadamente a requalificação e ampliação do Bloco A — com um investimento previsto de cerca de 9 milhões de euros — e a futura intervenção no Bloco B, bem como os processos de aquisição de um novo equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e do próprio aparelho de ressonância magnética agora em concurso.

Durante o mesmo encontro, Carlos Ferreira congratulou ainda o Governo Regional pelo reforço do investimento em equipamentos hospitalares, que entre 2021 e 2024 ultrapassou os 4,375 milhões de euros, assim como pelo aumento da atividade assistencial registada no Hospital da Horta, nomeadamente no número de cirurgias e consultas realizadas.

© CMH | Foto: CMH | PE