GOVERNO E CÂMARA DA HORTA LANÇAM OBRA “ESTRUTURANTE” NO FAIAL COM INVESTIMENTO DE 3,29 MILHÕES DE EUROS

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirmou quarta-feira, na Horta, que “Governo e municípios têm que ser cada vez mais ambiciosos nas obras que promovem e concretizam”, sublinhando a importância de projetos que melhorem a qualidade de vida das populações. A declaração foi feita durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de requalificação do Eixo Algar-Courelas, na ilha do Faial.

A obra, que representa um investimento de 3,29 milhões de euros (acrescido de IVA), é, segundo a governante, o “maior investimento de sempre da Câmara Municipal da Horta na rede viária”, e resulta de uma colaboração estreita entre o executivo regional e o município. De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, esta intervenção vai “dar um salto de décadas na cidade e em toda a ilha do Faial”.

Berta Cabral, que representou o Presidente do Governo Regional na cerimónia, recordou que o projeto do Eixo Algar-Courelas aguardava há 45 anos pela sua concretização, enquanto a Variante à Horta esteve mais de 30 anos por executar. “Estamos – Governo e Câmara – a dar um salto de dezenas de anos em direção ao futuro e é para isso que nós cá estamos”, afirmou.

O plano de requalificação inclui a reabilitação do pavimento, a construção de muros de suporte por razões de segurança, a reformulação do cruzamento Algar/Courelas/Lameiro Grande/Cruz da Portela com a criação de uma rotunda, e a requalificação das artérias com largura mínima de cinco metros. Estão ainda previstos a criação de um percurso ciclável, pontos de carregamento elétrico para automóveis e bicicletas, bem como a remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas pluviais.

Segundo a mesma nota, a intervenção viária servirá diretamente as freguesias das Angústias, Feteira e Flamengos — três das mais populosas do Faial — e constituirá uma alternativa relevante à Variante à Horta.

A Secretária Regional sublinhou também a importância do trabalho conjunto entre o Governo dos Açores e o poder local, destacando a assinatura de contratos ARAAL que permitem concretizar investimentos em áreas essenciais. “Resolvemos, desta forma, os problemas dos cidadãos através da política de proximidade”, afirmou, acrescentando que “com todos a trabalhar multiplicamos esforços e produzimos um efeito multiplicador com resultados consequentes para as pessoas”.

No seu discurso, Berta Cabral destacou ainda outros investimentos do Governo Regional no Faial, como a melhoria dos serviços no Hospital da Horta, a construção de residências universitárias, a resolução do problema habitacional nas Sal Brum, o projeto Martec e diversas outras intervenções em várias áreas, com impacto no desenvolvimento e na centralidade oceânica da ilha.

A governante reconheceu, por fim, os desafios enfrentados pelas autarquias, que muitas vezes colocam as obras estruturantes em segundo plano devido à pressão da gestão quotidiana, mas considerou que este investimento é “um passo decisivo” para o futuro do Faial.

© GRA | Foto: SRTMI | PE