
Foi inaugurada na segunda-feira, na Casa de Saúde do Espírito Santo de Angra do Heroísmo, a nova Unidade de Dia Especializada em Demências, numa cerimónia presidida pelo Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima. A nova valência é dedicada ao acompanhamento especializado de utentes com patologias neurodegenerativas, reforçando a resposta da instituição na área da saúde mental.
Segundo nota de imprensa divulgada ontem pela Vice-Presidência do Governo Regional, Artur Lima considerou este investimento um “passo arrojado e necessário que muito enriquecerá” o trabalho social do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, não apenas em Angra do Heroísmo, mas em toda a ilha Terceira.
Dirigindo-se aos presentes, o governante sublinhou a importância de uma atuação preventiva no combate às doenças. “Enquanto não se aposta na prevenção, não conseguimos combater as doenças. É sempre mais barato prevenir do que tratar. E, por isso, este centro é muito importante”, afirmou.
A Casa de Saúde do Espírito Santo presta assistência em psiquiatria e saúde mental a mulheres desde 1967. A nova unidade assume-se como uma mais-valia para as utentes que necessitam de cuidados especializados, e como um apoio essencial às famílias e cuidadores, que enfrentam crescentes desafios à medida que as doenças progridem.
“Nada substitui o carinho de um filho a um pai, o humanismo ou o acompanhamento que possa ter estando numa instituição”, destacou Artur Lima, que defendeu a criação de parcerias sólidas entre o Estado, as IPSS e as famílias. “Sem o envolvimento das famílias, não chegamos lá”, frisou.
Durante a inauguração, o Vice-Presidente recordou ainda o programa “Novos Idosos”, uma iniciativa do Governo Regional que pretende permitir o envelhecimento no domicílio, em articulação com instituições como a agora reforçada Casa de Saúde. Este modelo visa “fazer parcerias com centros como este, para que as pessoas possam receber apoio, estando em casa”, explicou.
Enfatizando novamente a importância da deteção precoce e da prevenção, Artur Lima concluiu: “Se se deteta que as pessoas têm sinais de demência mais cedo, mais cedo se pode atuar. Prevenir, prevenir, prevenir. É o mais importante que nós podemos fazer na área da Saúde, ou em qualquer área que seja.”
A Região Autónoma dos Açores mantém acordos de cooperação com o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, que visam a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação no âmbito da saúde mental e psiquiátrica. A nova Unidade de Dia surge neste contexto como um reforço significativo da rede de cuidados especializados na Região.
© GRA | Foto: VPGRA | PE
