A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou a Rede Regional de Percursos Pedestres como um dos principais produtos turísticos dos Açores, sublinhando o seu contributo para a economia, a valorização do património natural e a promoção da cultura local. As declarações foram feitas na passada sexta-feira, em Angra do Heroísmo, durante o encerramento do 13.º Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), segundo nota de imprensa divulgada ontem pela Secretaria Regional.
A governante salientou a crescente importância do pedestrianismo na estratégia turística da Região, frisando que os atuais 800 quilómetros de trilhos oficiais, distribuídos por 96 percursos nas nove ilhas dos Açores, representam uma oferta em constante expansão. Para Berta Cabral, os trilhos permitem aos visitantes “explorar paisagens deslumbrantes e conectar-se de forma única com o património natural e cultural” do arquipélago.
O encerramento do congresso coincidiu com o arranque da terceira edição do Azores Trails Fest, evento exclusivamente dedicado ao pedestrianismo e à valorização da Rede Regional de Percursos Pedestres. De acordo com a secretária regional, este festival, criado pelo Governo dos Açores, visa “valorizar e dinamizar aquele que é um dos mais importantes produtos turísticos da Região”.
Berta Cabral destacou ainda a versatilidade desta rede de trilhos, que serve de base ao desenvolvimento de outras atividades, como trail running, geocaching e experiências sensoriais, nomeadamente concertos ao ar livre promovidos no âmbito do Festival Tremor.
Durante a sua intervenção, a governante elogiou a escolha da ilha Terceira para acolher o congresso da APECATE, apontando a “recente expansão da rede oficial de percursos pedestres nesta ilha” como um sinal do seu potencial turístico. Encorajou as empresas do setor a “inovar, investir na qualificação dos seus recursos e apostar na excelência das suas experiências e iniciativas, olhando para os Açores como um paraíso de oportunidades”.
A realização de congressos como o da APECATE na Região Autónoma, acrescentou, “demonstra o interesse e a atratividade que as nossas ilhas ganharam e que estão a consolidar”. Berta Cabral agradeceu ainda o envolvimento dos participantes e o interesse demonstrado em conhecer melhor a oferta turística açoriana, considerando a Terceira como “um destino incomparável para quem busca autenticidade, emoção e regressar a casa com um sorriso na cara”.
A governante concluiu que a “maior vantagem competitiva dos Açores” reside naquilo a que chamou de “Natureza Humana”, refletida na genuinidade da população, na hospitalidade e na qualidade das empresas e profissionais da animação turística.
© GRA | PE
