
A cidade da Horta foi palco, nos dias 5 e 6 de abril, das Jornadas de Medicina Interna dos Açores, um evento que se realizou pela primeira vez na ilha do Faial e que contou com o apoio institucional da Câmara Municipal da Horta e da Associação dos Amigos do Serviço de Medicina do Hospital da Horta.
A iniciativa, organizada em parceria pelos três hospitais da região — Hospital da Horta, Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira e Hospital do Divino Espírito Santo (Ponta Delgada) —, proporcionou um espaço de debate técnico e científico sobre temas centrais para a organização e qualidade dos cuidados de saúde, como os novos agentes bacterianos hospitalares, os rastreios e internamentos, o papel da Medicina Interna nas vias verdes hospitalares, entre outros assuntos de relevo.
Na sessão de abertura, presidida por Carlos Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Horta, foi sublinhada a relevância da realização deste tipo de eventos fora dos centros urbanos principais, como forma de promover a descentralização do conhecimento.
“A realização destas Jornadas na Ilha do Faial é um reflexo da crescente descentralização do conhecimento e da importância de uma abordagem integrada e cooperativa no setor da saúde”, afirmou o autarca, citado na nota de imprensa divulgada segunda-feira pelo Município.
Reconhecendo os desafios logísticos que marcam a realidade insular, Carlos Ferreira destacou o papel da Medicina Interna como elemento central na resposta às necessidades das populações, valorizando a sua abrangência e natureza multidisciplinar.
Durante a sua intervenção, o Presidente da Câmara evidenciou ainda o compromisso do município com a promoção da saúde, mencionando programas como o “Faial em Forma”, dirigido à população idosa, o “Estilos de Vida Saudável”, aplicado na rede de ATL’s do concelho, e o “Diabetes em Movimento”, desenvolvido em parceria com o Hospital da Horta, USIF e o Serviço de Desporto do Faial.
Carlos Ferreira concluiu a sua intervenção com uma palavra de reconhecimento ao Hospital da Horta e à Comissão Organizadora das Jornadas, expressando o desejo de que o evento “contribua para o fortalecimento da Medicina Interna nos Açores e para a melhoria dos cuidados prestados a todos os nossos cidadãos”.
© CMH | Foto: CMH | PE
