
A Escola Básica e Secundária das Velas, na ilha de São Jorge, foi a melhor classificada entre os estabelecimentos de ensino dos Açores nos rankings nacionais relativos aos exames de 2023/2024, ocupando a 90.ª posição entre cerca de 600 escolas públicas e privadas do país. No ensino básico, o Colégio do Castanheiro, em São Miguel, liderou entre as escolas da Região.
A informação foi avançada sexta-feira pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através de uma nota de imprensa, na qual a Secretária Regional, Sofia Ribeiro, sublinha “os bons resultados” obtidos pelas escolas açorianas, destacando que estes vão “ao encontro das expetativas”, tendo em conta as médias dos exames nacionais do último ano letivo, onde “10 disciplinas já tinham tido médias superiores às nacionais, inclusivamente a Português e Matemática A”.
Os dados divulgados constam de um ranking elaborado pelo jornal Público em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, tendo por base os resultados dos exames do ensino secundário e as provas de aferição do 9.º ano.
Sofia Ribeiro destacou ainda os bons desempenhos em disciplinas específicas, com enfoque para Geografia A, onde a Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, na Terceira, se posicionou no 15.º lugar a nível nacional e como 10.ª melhor escola pública nesta disciplina. Já em Português, a Escola Básica e Secundária das Velas alcançou a 35.ª posição no ranking nacional e o 12.º lugar entre escolas públicas, uma melhoria significativa face ao ano anterior, em que a escola açoriana mais bem colocada surgia apenas na 101.ª posição.
Apesar dos resultados positivos, a governante alertou para a existência de diferentes rankings elaborados com critérios distintos, que podem colocar “a mesma escola em diferentes posições nas listas”. No entanto, frisou o esforço que tem sido feito para combater o abandono escolar e apoiar alunos em situações sociais vulneráveis, nomeadamente através do programa EPIS, direcionado a alunos com maiores dificuldades.
Com estes dados, o Governo Regional reforça a aposta na qualidade do ensino nos Açores, procurando consolidar a melhoria dos resultados escolares em todas as ilhas.
© GRA | Foto: DR | PE
