
O Bloco de Esquerda (BE) dos Açores anunciou que Susana Medeiros será a primeira candidata do partido à Câmara Municipal de Ponta Delgada, enquanto Avelina Ferreira liderará a lista à Assembleia Municipal. A decisão foi tomada pela assembleia de aderentes do partido em Ponta Delgada e aguarda ainda aprovação final pela Comissão Coordenadora do BE/Açores.
De acordo com o comunicado de imprensa divulgada pelo BE/Açores, Susana Medeiros tem formação académica em Economia, Gestão e Sociologia, sendo atualmente docente convidada a tempo parcial na Universidade dos Açores. No percurso profissional, exerceu funções como chefe de contabilidade e auditora financeira, acumulando experiência em gestão e controlo financeiro. Já desempenhou o cargo de deputada municipal pelo BE, substituindo temporariamente Avelina Ferreira.
Avelina Ferreira, que foi eleita deputada municipal em 2021, volta a encabeçar a lista do partido à Assembleia Municipal. Professora, escritora e editora, viveu no Canadá durante três décadas, onde se licenciou em Psicologia e História e obteve um mestrado em Sociologia da Educação. Durante esse período, esteve envolvida no apoio a vítimas de violência sexual e no movimento sindical. Desde o regresso aos Açores, em 2014, tem estado ativa na política regional, sendo membro da Comissão Coordenadora Regional do BE.
O BE sublinha que está a construir uma candidatura “abrangente e mobilizadora”, incluindo independentes nas listas, como é o caso de Susana Medeiros, e procurando convergências com outros partidos de esquerda, nomeadamente o Livre.
© BE/A | Foto: BE/A | PE
