
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou quarta-feira a importância do projeto do Caminho Agrícola do Farol, apresentado nas Velas, sublinhando que se trata de uma “ambição antiga” da população local e de uma iniciativa que beneficiará não apenas São Jorge, mas toda a Região.
“Açores não são uma abstração, são uma realidade. Cada ilha conta e deve ser potenciada. É preciso ter uma estratégia e definir responsabilidades”, afirmou José Manuel Bolieiro, citado na nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional.
O projeto prevê a construção de um caminho com cerca de quatro quilómetros, num investimento de 1,95 milhões de euros, mais IVA, financiado em 85% por fundos comunitários e em 15% pelo Orçamento da Região. A via servirá a agropecuária, mas também será um “elemento de visitação turística”, representando um “projeto valorizador do território”, segundo o chefe do executivo açoriano.
Na sessão de apresentação estiveram também presentes o Secretário Regional da Agricultura, António Ventura, o Presidente da IROA S.A., Pedro Hintze Ribeiro, e o Presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira.
“O meu grau de satisfação maior é estarmos hoje a compreender o futuro através do seu planeamento. Valorizar o território é uma missão que o Governo, e os autarcas também, devem ter sempre como objetivo estratégico”, acrescentou Bolieiro.
A apresentação do projeto decorreu no segundo dia da visita estatutária do Governo Regional à ilha de São Jorge, um compromisso regular do executivo para acompanhar as necessidades locais e apresentar novas medidas para o desenvolvimento das ilhas.
© GRA | Foto: MM | PE
