GOVERNO REGIONAL REFORÇA COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DA CALHETA

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, reuniu-se terça-feira com o executivo municipal da Calheta, liderado por Décio Pereira, no âmbito da visita estatutária à ilha de São Jorge. O encontro permitiu uma análise detalhada dos projetos em curso e a definição de prioridades para o futuro do concelho.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional, Bolieiro destacou a necessidade de estabelecer prioridades face às limitações existentes. “Há tanta coisa para fazer e que muitas vezes colide com a indisponibilidade humana e técnica, com escassez de recursos, de fazer tudo ao mesmo tempo. Daí ser importante estabelecer prioridades”, afirmou.

INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS PARA O CONCELHO

A requalificação da frente mar da vila da Calheta, um investimento de seis milhões de euros, foi um dos principais temas em discussão. O Presidente do Governo anunciou que, até ao final do primeiro semestre deste ano, será assinado um contrato ARAAL, permitindo o início da obra em 2025, com financiamento repartido entre o Orçamento Regional, Orçamento Municipal e Fundos Comunitários. “Esta prioridade é relevante porque muda o figurino da Vila da Calheta, garantindo um desenvolvimento futuro da mesma”, sublinhou.

Outro tema central da reunião foi a Fajã da Caldeira do Santo Cristo, onde o Governo tem realizado investimentos estratégicos em coordenação com a autarquia. Bolieiro destacou que a intervenção governamental visa garantir a sustentabilidade ambiental, social e económica deste local de reconhecimento internacional.

APOSTA NA MODERNIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Na área da saúde, foi discutida a modernização do Centro de Saúde da Calheta, que incluirá o reforço da capacidade instalada e a aquisição de novos equipamentos, como um raio-X e um TAC. Sobre este tema, Bolieiro frisou: “Não temos uma visão despesista na saúde, mas também não temos uma visão economicista”.

O Presidente do Governo sublinhou ainda a importância da cooperação entre o executivo regional e os municípios. “Em ambas as reuniões com os dois municípios da ilha de São Jorge, sublinhei a importância do diálogo e do trabalho de proximidade com os municípios de forma articulada com o Governo dos Açores”, declarou.

A visita estatutária decorre ao longo de três dias e inclui diversas reuniões e visitas em setores estratégicos como ensino profissional, agricultura e acessibilidades, áreas fundamentais para o desenvolvimento da ilha de São Jorge.

© GRA | Foto: MM | PE