CHEGA/AÇORES APRESENTA JOSÉ BERNARDO COMO CABEÇA DE LISTA ÀS LEGISLATIVAS 2025

O Chega Açores anunciou José Macedo Rodrigues Bernardo como cabeça de lista do partido às eleições legislativas antecipadas de 18 de maio. A candidatura já foi apresentada à estrutura nacional do partido, conforme indicado em nota de imprensa divulgada na segunda-feira.

José Bernardo, natural de Angra do Heroísmo, tem um percurso ligado ao setor agrícola, que o partido considera “um dos principais pilares da economia açoriana”. O presidente do Chega Açores, José Pacheco, afirmou que a escolha do candidato “foi consciente”, destacando tratar-se de “um quadro do Chega que tem provas dadas, tanto a nível pessoal como a nível profissional”.

Com formação em Engenharia Agrícola pela Universidade dos Açores e experiência como engenheiro topógrafo, José Bernardo teve um percurso profissional marcado pelo serviço público e pelo empreendedorismo. Entre as funções desempenhadas, destaca-se a implementação do Serviço de Classificação de Leite na Região, onde exerceu o cargo de diretor de serviço, bem como a fundação da Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses, da qual foi o primeiro presidente. 

A nível empresarial, fundou, em Angola, uma fábrica de sumos e refrigerantes, tendo sido o seu primeiro diretor-geral. De regresso aos Açores, em 2005, modernizou o sistema de tele-colheita de amostras de leite. Em 2010, criou a Associação de Produtores Açorianos de Café, que liderou até 2015, e mais tarde lançou o projeto “Coffee-cabana”, tornando-se o maior produtor de café biológico dos Açores. 

Atualmente, José Bernardo é presidente da Mesa do Chega Açores e Conselheiro Nacional do partido. Para José Pacheco, a sua eleição para a Assembleia da República seria “uma mais-valia”, pois a sua “experiência em várias áreas profissionais e da sociedade” permitiria “demonstrar uma realidade dos Açores que, por vezes, se desconhece na República”.

© CH/A | Foto: CH/A | PE