A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirmou na sexta-feira, na Lagoa, ilha de São Miguel, que a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é um reflexo do compromisso do Governo Regional na promoção e valorização da sustentabilidade. A governante interveio na abertura do Fórum “Progresso da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores”, realizado no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.
Segundo a nota de imprensa divulgada esta segunda-feira pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, a Cartilha foi criada com uma visão inovadora, transformando desafios ambientais e sociais em oportunidades concretas. “Desde o seu lançamento, os pilares da cooperação, transparência, liderança e governança têm orientado as entidades subscritoras. Este projeto, fortemente respaldado pelo investimento governamental, simboliza uma aposta estratégica na modernização e no desenvolvimento económico sustentável, que alia a competitividade à preservação dos nossos preciosos recursos naturais”, destacou Berta Cabral.
A Secretária Regional recordou que esta estratégia já recebeu reconhecimento internacional, nomeadamente com a Certificação de Ouro dos Açores como destino sustentável pela EarthCheck, consolidando a Região como uma referência global na conciliação entre desenvolvimento económico e preservação ambiental.
No que respeita ao setor do turismo, Berta Cabral sublinhou que os Açores têm crescido de forma sustentada, com um aumento das receitas superior ao crescimento do número de dormidas e hóspedes, o que demonstra uma aposta na qualidade em vez da quantidade. Paralelamente, a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores tem vindo a ganhar cada vez mais adesão, contando atualmente com 295 entidades, incluindo 14 municípios.
A governante destacou ainda a realização de 59 eventos e a capacitação de mais de 1.100 pessoas, salientando que estes números demonstram “um compromisso coletivo que cresce e se fortalece, demonstrando o poder transformador da cooperação”.
Entre as iniciativas apresentadas, destacou-se o Prémio Regional de Sustentabilidade, lançado em novembro de 2024. Com 12 candidaturas avaliadas, o prémio pretende reconhecer e incentivar práticas inovadoras e responsáveis. “O Governo dos Açores está plenamente empenhado em incentivar e reconhecer os melhores exemplos de gestão sustentável, demonstrando que a participação de todos é essencial para a transformação e modernização da economia da Região”, afirmou Berta Cabral.
A Secretária Regional agradeceu o trabalho do júri – composto por João Ferrão, Teresa Tiago e Laetitia Arrighi –, que avaliou as candidaturas com base em critérios como qualidade técnica, impacto na Agenda 2030, inovação e estabelecimento de parcerias.
O evento serviu ainda como espaço de partilha de experiências e debate sobre o futuro da sustentabilidade nos Açores. “O nosso olhar para o futuro é marcado por otimismo e pela determinação de continuar a investir na sustentabilidade. Este evento constitui mais um espaço privilegiado para a partilha de experiências, o debate construtivo e simboliza a continuidade do nosso compromisso político de transformar os desafios atuais em oportunidades de crescimento e melhoria para todos os cidadãos”, concluiu Berta Cabral.
© GRA | PE
