ABRIL 2025: GASÓLEO DESCE 1,7 CÊNTIMOS POR LITRO E GÁS BUTANO 3,3 CÊNTIMOS POR QUILO NOS AÇORES

Os preços do gasóleo e do gás butano registam uma redução em abril nos Açores, enquanto o preço da gasolina mantém-se sem alterações, segundo um despacho conjunto da Presidência do Governo, da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, e da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, publicado esta segunda-feira em Jornal Oficial.

O Executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM justifica o ajustamento no preço máximo de referência de venda ao público dos combustíveis com as “recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.

Assim, esta terça-feira, dia 01 de abril, a gasolina continua a custar 1,58 euros por litro nos Açores, depois de ter subido 6,6 cêntimos por litro desde dezembro, enquanto o gasóleo rodoviário é fixado em 1,489 euros por litro, menos 1,7 cêntimos face ao mês de março, depois de ter aumentado 10,2 cêntimos por litro desde dezembro.

Desde dezembro que os preços dos combustíveis registavam subidas nos Açores.

Também o preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas, definido noutro despacho, baixa 1,7 cêntimos em abril. O gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura passa a custar 1,118 euros por litro, enquanto o preço do gasóleo colorido e marcado consumido na pesca é fixado em 0,928 euros por litro.

O preço do gás butano, que não aumentava desde julho de 2021, registou um aumento em janeiro e passou a ter atualizações mensais, com a introdução de uma nova fórmula de cálculo.

Assim, para o mês de abril, o gás butano baixa 3.3 cêntimos por quilo nas diferentes modalidades de venda. O gás butano vendido ao público, no estabelecimento do revendedor, em garrafas de 26 litros ou mais, passa a custar 1,862 euros por quilo, o vendido em garrafas de 24 litros, construídas em materiais leves (até oito quilos de vasilhame), passa a custar 2,058 euros por quilo. Já o gás butano canalizado passa a custar, no mês de abril, 1,862 euros por quilo, enquanto o gás butano a granel desce para 1,460 euros por quilo.

Nos três primeiros meses deste ano, o gás butano vendido ao público, no estabelecimento do revendedor, em garrafas de 26 litros registou uma subida acumulada de 84,7 cêntimos por quilo, o vendido em garrafas de 24 litros, construídas em materiais leves (até oito quilos de vasilhame), 56,3 cêntimos por quilo, o canalizado 48,7 cêntimos por quilo, e o a granel 14,5 cêntimos por quilo.

Os preços máximos de referência dos produtos petrolíferos e energéticos nos Açores são “alterados no dia 01 de cada mês e nos montantes equivalentes à variação do valor do Preço Europa (PE) mensal”.

Os valores dos combustíveis refletem o aumento verificado em janeiro do imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), publicado em Jornal Oficial a 16 de dezembro de 2024, de 9,8 cêntimos por litro na gasolina e 5,8 cêntimos por litro no gasóleo. Presentemente, 59 cêntimos do preço do litro da gasolina e 40 cêntimos do preço do gasóleo correspondem a ISP.

Em 05 de junho de 2024, o executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM já tinha aumentado a taxa de ISP em 2,7 cêntimos por litro na gasolina e 10 cêntimos no gasóleo.

O mesmo aconteceu em março de 2023, em que o ISP subiu 10 cêntimos nos dois combustíveis.

O imposto tinha baixado, na região, nove cêntimos na gasolina e 11,3 cêntimos no gasóleo, em agosto de 2022, depois de ter registado também reduções em novembro de 2021 e abril de 2022.

© PE | Foto: DR