GOVERNO DOS AÇORES E TABAQUEIRA ASSINAM PROTOCOLO PARA REFLORESTAÇÃO NA ACHADA

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, e a Tabaqueira assinaram sexta-feira um protocolo de cooperação que visa a reflorestação do Núcleo Florestal da Achada, na ilha de São Miguel. A iniciativa, que decorre até 2029, pretende criar um corredor ecológico e recuperar o habitat natural numa área com gestão florestal certificada.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, o protocolo foi assinalado com uma ação simbólica de plantação de árvores, reforçando o compromisso da região com a preservação ambiental.

“Estamos a trabalhar para que esta parcela da Achada, pertencente ao perímetro florestal e matas regionais da ilha de São Miguel, se transforme num corredor ecológico ao longo da linha de água, com o propósito de combater a proliferação de espécies invasoras e proteger este ecossistema riquíssimo”, destacou o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura.

O governante sublinhou ainda a relevância da parceria com a Tabaqueira para a preservação da biodiversidade e a conservação dos recursos naturais. 

“A assinatura deste protocolo e o envolvimento da Tabaqueira nesta iniciativa são fundamentais para reforçar os recursos em benefício da preservação da biodiversidade, da conservação do solo, da água e do sequestro de carbono”, afirmou.

Pedro Nunes dos Santos, Presidente da Tabaqueira, destacou que a empresa tem investido na eficiência energética e na redução da pegada ambiental.

“Reconhecendo o nosso papel, enquanto agente ativo da sociedade, procuramos também promover ações de proteção dos recursos naturais, em cooperação com as comunidades onde estamos inseridos”, afirmou, referindo a ligação histórica da empresa aos Açores, através da parceria estratégica com a Fábrica de Tabaco Micaelense.

A Tabaqueira tem desenvolvido diversas iniciativas de apoio social e ambiental no arquipélago ao longo dos anos, incluindo a cooperação com a Cáritas Açores na assistência a famílias afetadas por tempestades, o apoio a programas de reinserção profissional e a doação de equipamentos ao Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

O protocolo agora assinado reforça o compromisso conjunto do Governo Regional e da Tabaqueira com a sustentabilidade e a gestão responsável dos recursos naturais do arquipélago.

© GRA | Foto: JF | PE