VISITA À CASA DE NEMÉSIO!

Tive a honra de ser convidado para visitar a Casa Vitorino Nemésio, muito bem restaurada pela Câmara Municipal da Praia da Vitória e, ao mesmo tempo, assistir ao primeiro encontro de acolhimento do Clube de Leitura, patrocinado pela Autarquia sobre a orientação do Padre Júlio Rocha.

Louvo a iniciativa de trazer esta partilha de leitura à nossa cidade da Praia da Vitória. Mais ainda, quando trazida à casa de Nemésio, reconhecido como o maior vulto da escrita do seu século!

Para mim e para outros amantes da escrita poético/prosaica, confesso que foi a concretização de parte de um sonho! A Praia possuidora de uma das maiores feiras do livro do nosso país, que é o Outono Vivo, precisava de lhe dar continuidade ao longo do ano. Esta iniciativa veio sem dúvida amenizar essa lacuna, levando os amantes da leitura a um convívio agradável e de contínua aprendizagem entre os seus vários participantes.

Quanto ao espaço, depois de tantos anos de abandono, pois confesso, que está maravilhosamente restaurado, dando-lhe encanto e beleza, mas sem lhe retirar o timbre histórico do seu tempo. O chão, embora maltratado pela traça, retrata-nos um rendilhado deslumbrante para a nossa vista! Saindo à rua, ficamos encantados com o seu jardim, com vista para a maravilhosa baía da nossa cidade, onde decerto, serviu várias vezes de inspiração ao famoso poeta e escritor praiense… Mesmo ao lado, ainda estão patentes, o antigo alpendre de arrumos e a tradicional rua do porco.

Para completar o encanto da minha visita a este nobre espaço, foi-me concedido um volume do primeiro livro (Conto Matinal) escrito por Nemésio, quando tinha apenas catorze anos! Livro esse, que vai ser o meu repasto de leitura, durante os próximos dias!

A Praia tem a sua maravilhosa baía, reconhecida como única nos Açores. Sendo mãe de um maiores vultos da escrita da nossa história, merecia também este epíteto de cidade com cultura!

Parabéns pela iniciativa.

Fernando Mendonça

Deixe um comentário