GOVERNO DOS AÇORES REFORÇA PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DEPENDÊNCIAS EM TODAS AS ILHAS

O Governo Regional dos Açores alargou a sua rede de prevenção dos comportamentos aditivos e dependências a todo o arquipélago, através da criação de duas novas equipas especializadas. A informação foi avançada esta quarta-feira pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, em nota de imprensa.

Até agora, a ação preventiva estava concentrada no programa “Haja Saúde”, desenvolvido na ilha Terceira. Com a implementação dos projetos “Mais Saúde” e “Sementes de Mudança”, a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências passa a atuar em três zonas geográficas distintas, garantindo cobertura integral das nove ilhas açorianas.

“A proximidade facilitará a relação com o público-alvo, essencial para o trabalho de prevenção”, destacou Mónica Seidi, Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, sublinhando o compromisso do executivo com o reforço de estratégias eficazes e adaptadas às particularidades de cada ilha.

No âmbito do envolvimento comunitário, realizou-se no passado sábado, na ilha Terceira, o II Encontro “As juntas de freguesia enquanto suporte da comunidade: o seu papel no fenómeno dos comportamentos aditivos”. O evento reuniu presidentes de junta da Graciosa, Terceira e Santa Maria. O terceiro e último encontro está agendado para 3 de maio, no Pico, abrangendo os restantes autarcas do arquipélago.

No eixo do tratamento, o Governo Regional estabeleceu 20 convenções com comunidades terapêuticas, permitindo diversificar e personalizar as respostas disponibilizadas aos utentes, visando aumentar a taxa de sucesso dos tratamentos.

A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social reafirma que a prevenção e o combate às dependências continuam a ser prioridades na política de saúde pública dos Açores, promovendo um investimento contínuo nos meios e recursos necessários para enfrentar este desafio.

© GRA | Foto: MM | PE