O Governo Regional dos Açores investiu cerca de 19 milhões de euros nas convenções na área da saúde em 2024, um aumento de 700 mil euros face ao ano anterior. Os dados foram avançados pela Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, através de uma nota de imprensa divulgada esta terça-feira.
De acordo com a informação oficial, os setores que representaram a maior fatia deste investimento foram as análises clínicas (6,6 milhões de euros), a Medicina Física e de Reabilitação (4,9 milhões de euros) e a Imagiologia (3,3 milhões de euros), totalizando 78% do valor global.
Entre os serviços que registaram um maior crescimento, destacam-se os exames de Anatomia Patológica, que aumentaram 107%, e as análises clínicas, que cresceram 50%. No âmbito das consultas de especialidade, a Psiquiatria evidenciou-se com um acréscimo de 182 consultas em relação a 2023.
Mónica Seidi sublinhou ainda que, a 28 de fevereiro, foi publicada a portaria que revê os preços na área da Imagiologia, algo que não acontecia desde julho de 2014. “O nosso objetivo é, de forma gradual, e em articulação com os parceiros do setor, proceder à atualização dos preços”, afirmou a governante, acrescentando que “seria irresponsável proceder a um aumento simultâneo e generalizado”.
A Secretária Regional reforçou que a estratégia passa por identificar e resolver problemas de forma faseada, seguindo o modelo aplicado na Imagiologia, com o objetivo de reduzir as listas de espera através dos serviços convencionados. “Estamos e vamos continuar a trabalhar nesta matéria”, garantiu.
As convenções estabelecem as condições de adesão, os direitos e deveres das entidades convencionadas, bem como o seu acompanhamento e controlo. A sua celebração é, na maioria dos casos, da responsabilidade das Unidades de Saúde, com cláusulas definidas após parecer prévio vinculativo da Direção Regional da Saúde e de acordo com os preços estipulados em portaria.
© GRA | PE
