GOVERNO DOS AÇORES ENTREGA REBOQUE MULTIVÍTIMAS AOS BOMBEIROS DE SANTA CRUZ DAS FLORES

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, entregou na segunda-feira um reboque multivítimas à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores, reforçando a capacidade de resposta da corporação em situações de catástrofes naturais e acidentes graves. 

Segundo uma nota de imprensa divulgada esta terça-feira pela Presidência do Governo Regional, o equipamento representa um investimento de cerca de 100 mil euros e tem como objetivo “melhorar e otimizar a prestação de serviços de emergência médica pré-hospitalares para toda a população da ilha das Flores, especialmente em situações de acidentes graves ou catástrofes com um elevado número de vítimas”, conforme destacou José Manuel Bolieiro.

O reboque agora entregue está equipado com diversos dispositivos e permite garantir, de forma ágil, a disponibilização de abrigo, energia e material médico essencial para a estabilização de vítimas.

Durante a cerimónia, o Presidente do Governo dos Açores sublinhou o simbolismo do momento, referindo que este ato marca “o início de um novo ciclo na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores”, após um período de instabilidade interna, com sucessivas demissões das direções anteriores. O governante saudou a nova Direção, os Órgãos Sociais e o novo Comando do Corpo de Bombeiros, destacando o clima positivo que agora se vive na corporação.

José Manuel Bolieiro reforçou ainda o compromisso do executivo açoriano com a valorização do trabalho dos bombeiros, recordando que “o Governo dos Açores tem tido a preocupação e o reconhecimento do papel essencial dos bombeiros na Proteção Civil dos Açores”.

Entre as conquistas alcançadas em 2024, o Presidente do Governo destacou a valorização salarial dos bombeiros, que permitiu um aumento de 102 euros na base da tabela salarial, a aprovação do novo Estatuto Social do Bombeiro Voluntário – possibilitando reformas mais cedo sem encargos adicionais – e a implementação de um novo Modelo de Financiamento das Associações Humanitárias, que assegura maior estabilidade financeira a estas instituições.

O líder do executivo regional apontou também os investimentos na renovação da frota dos bombeiros, mencionando a aquisição de nove viaturas de combate a incêndios, num investimento de 3,3 milhões de euros, e de nove ambulâncias de socorro, no valor de um milhão de euros. Além disso, revelou que será lançado um novo concurso para a aquisição de mais cinco viaturas de combate a incêndios e nove ambulâncias.

José Manuel Bolieiro classificou a aprovação do Modelo de Financiamento das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, em janeiro de 2025, como um “marco evolutivo”, sublinhando que, nos últimos quatro anos, o Governo Regional investiu mais de 46 milhões de euros em benefícios financeiros para estas entidades.

A cerimónia contou com a presença de diversas entidades locais, entre as quais o Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores, Carlos Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, José Carlos Mendes, o Presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, Beto Vasconcelos, e o Presidente do Conselho de Ilha, José Corvelo.

© GRA | Foto: GRA | PE