GOVERNO DOS AÇORES REFORÇA APOIO ÀS FAMÍLIAS NA GESTÃO FINANCEIRA

O Governo Regional dos Açores dará continuidade, em 2025, às ações de apoio às famílias na luta contra o sobre-endividamento, através de sessões de sensibilização sobre literacia financeira. A primeira sessão do ano, intitulada “Famílias Informadas e Conscientes nas Finanças Pessoais”, terá lugar esta quinta-feira, 27 de março, nos Arrifes, Ponta Delgada, e destina-se a famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI).

De acordo com a nota de imprensa divulgada esta segunda-feira pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, estas sessões visam “auxiliar os cidadãos na tomada de decisões mais conscientes na sua gestão doméstica e financeira”. Entre os temas abordados estão gestão do orçamento familiar, estratégias para redução de despesas, prioridades no consumo, decisões de crédito responsáveis, serviço mínimo bancário e prevenção da fraude nas compras online.

Ao longo de 2025, estão previstas novas sessões em várias freguesias dos Açores, como Matriz, Conceição, Santa Bárbara, Ribeira Seca, Ribeirinha, Calhetas, Pico da Pedra e Rabo de Peixe, dirigidas a famílias em situação de vulnerabilidade financeira.

Esta iniciativa é desenvolvida pela Unidade de Aconselhamento Técnico a Cidadãos em Situação de Endividamento (UATE), uma medida criada pelo Governo Regional e operacionalizada pelo Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA-IPRA). Além do acompanhamento direto a cidadãos sobre-endividados, a UATE tem investido em ações preventivas junto de outros públicos, incluindo crianças e jovens.

O programa conta com a colaboração de várias entidades, nomeadamente a Cresaçor, o Banco de Portugal – Delegação de Ponta Delgada e a Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social (DRPIIS), sendo financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

© GRA | PE