AÇORES ASSINALARAM O DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS COM ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO

A Região Autónoma dos Açores assinalou sexta-feira, 21 de março, o Dia Internacional das Florestas, com diversas atividades organizadas pela Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial (DRRFOT). De acordo com uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, as iniciativas envolveram cerca de 3.300 participantes em todas as ilhas, exceto no Corvo.

As ações, realizadas em parceria com escolas, autarquias, organizações ambientais e empresas, incluíram plantações de espécies endémicas, passeios pedestres em espaços naturais, ações de sensibilização e visitas a centros de divulgação florestal. O objetivo foi destacar a importância das florestas na regulação do clima, na preservação da biodiversidade e na proteção dos solos, além do seu papel económico e social.

A DRRFOT sublinha que a desflorestação e a degradação florestal são grandes desafios ambientais da atualidade. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), estima-se que, anualmente, 10 milhões de hectares de floresta sejam perdidos no planeta, enquanto incêndios florestais afetam entre 340 e 370 milhões de hectares.

As atividades promovidas nos Açores visam sensibilizar a população para a conservação das áreas florestais, reforçando a necessidade de um esforço conjunto para aumentar a resiliência dos ecossistemas face aos desafios ambientais futuros.

© GRA | Foto: SRAA | PE