
O Partido Socialista da Praia da Vitória (PS/Praia da Vitória) criticou a decisão da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) de não se associar à edição deste ano do Festival de Gastronomia, que decorrerá apenas no concelho de Angra do Heroísmo. A posição foi tornada pública sexta-feira, através de uma nota divulgada na página de Facebook do partido.
Segundo o PS/Praia da Vitória, a decisão do executivo municipal privou a cidade, as freguesias e os estabelecimentos de restauração locais de integrar um evento que, em edições anteriores, teve abrangência a nível de ilha. Marco Martins, candidato socialista à presidência da CMPV, manifestou “enorme estupefação” com a situação, atribuindo a exclusão do concelho a uma “decisão lamentável” da autarquia.
“A autarquia praiense, em particular a sua presidente, continua a apresentar uma tremenda falta de visão e de proatividade, bem como uma evidente escassez de diálogo com os vários agentes do concelho”, afirmou Marco Martins, sublinhando que esta decisão “lesa o interesse e o desenvolvimento da Praia da Vitória”.
O PS/Praia da Vitória lamentou ainda aquilo que considera ser uma oportunidade perdida para dinamizar a economia local, especialmente no setor da restauração, numa altura do ano tradicionalmente mais desafiante para os empresários. “Exige-se mais, muito mais!”, conclui a nota divulgada pelo partido.
Até ao momento, Praia Expresso não encontrou nos canais de comunicação da Câmara Municipal da Praia da Vitória qualquer reação às severas críticas do PS/Praia da Vitória.
FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE ANGRA DO HEROÍSMO
Seis restaurantes de Angra do Heroísmo participam no Festival de Gastronomia de Angra do Heroísmo, que decorre entre 21 de março e 6 de abril, oferecendo menus especiais para os clientes. O evento realiza-se nos próprios estabelecimentos aderentes, apenas aos jantares, durante os seus horários habituais de funcionamento.
De acordo com a nota publicada pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, os restaurantes participantes são o Alto Sé, Castelinho, Garden (Azoris Angra Garden), Rocha, QB e Quinta dos Açores – Marina Grill. Cada um destes estabelecimentos preparou uma ementa especial de 22 euros, composta por entrada, um prato principal (carne, peixe ou vegetariano) e sobremesa. Para crianças, está disponível um menu com prato e sobremesa por 9 euros.
No final do festival, serão atribuídos troféus para os melhores pratos em várias categorias: entrada, peixe, carne, vegetariano, sobremesa e menu infantil. Além disso, serão premiados o melhor serviço e o melhor restaurante. A seleção dos vencedores terá em conta tanto a avaliação de um júri especializado, que realizou provas cegas com apoio da Escola Profissional da Praia da Vitória, como as votações dos clientes, que poderão dar a sua opinião através de uma aplicação desenvolvida pela empresa Fortrevo.
O Festival de Gastronomia visa promover a restauração local e proporcionar aos clientes uma experiência gastronómica diversificada, valorizando a qualidade e a inovação na cozinha angrense.
© PS/PV — CCAH | PE
