LUÍS GARCIA DEFENDE MAIOR LIGAÇÃO DA DIÁSPORA AOS AÇORES

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, sublinhou a importância de aproximar as novas gerações de açor-descendentes da realidade atual do arquipélago, apelando à criação de oportunidades que os incentivem a investir e até a residir na Região.

“Os Açores de hoje são, felizmente, muito diferentes daqueles que viram partir muitas das suas gentes. Hoje somos uma terra de oportunidades. Em muitos domínios, somos ‘califórnias de abundância'”, afirmou Luís Garcia na abertura do colóquio “Pensar a Diáspora”, que decorreu no Coliseu Micaelense, segundo nota de imprensa divulgada pelo Gabinete de Comunicação da ALRAA. O presidente do Parlamento Açoriano destacou setores como a Agricultura, o Mar, o Turismo e o Espaço como áreas estratégicas para atrair novos investimentos.

Outro ponto central da sua intervenção foi a defesa de uma maior representação da Diáspora no Parlamento Açoriano. Luís Garcia reiterou a necessidade de rever a Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa dos Açores, argumentando que “se o país lhes garante esse direito a nível nacional, não há razão para que se continue a fazer da distância física um entrave à participação na vida da sua Região ou da sua ilha”.

No contexto das relações entre os Açores e a Diáspora, o presidente da ALRAA apelou ainda à união de esforços para lidar com um possível aumento de deportações de emigrantes açorianos dos Estados Unidos. Neste sentido, solicitou a colaboração da Cônsul dos EUA nos Açores para que, “com diálogo e diplomacia, contribua para ultrapassar este momento”.

O colóquio “Pensar a Diáspora” reuniu diversos intervenientes para debater o papel das comunidades açorianas no estrangeiro e a sua ligação ao arquipélago.

© ALRAA | Foto: ALRAA | PE