
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reafirmou na quinta-feira o compromisso do executivo com o desenvolvimento da ilha do Pico, destacando a importância do “diálogo de proximidade” com as autarquias locais para fortalecer a cooperação e responder aos desafios da região. As declarações foram feitas durante um encontro com o Conselho de Ilha, segundo uma nota de imprensa divulgada esta sexta-feira pela Presidência do Governo Regional.
“Este foi um Conselho de Ilha muito positivo, onde foram respondidas as questões levantadas relativamente aos projetos em desenvolvimento pelo Governo dos Açores”, afirmou José Manuel Bolieiro, sublinhando a evolução de vários temas anteriormente assinalados pelos conselheiros.
Um dos temas centrais do encontro foi a melhoria das acessibilidades, tanto aéreas como interilhas, tendo o Presidente do Governo realçado a importância do Pico como “gateway” para as ligações territoriais. Reconhecendo a complexidade do tema, Bolieiro admitiu que “as acessibilidades são um desafio comum a vários concelhos”, salientando a necessidade de garantir soluções adequadas.
Neste contexto, mostrou-se satisfeito com a decisão do Conselho de Administração do Grupo SATA em reforçar as ligações aéreas para a ilha do Pico, considerando-a “uma oportunidade de desenvolvimento do turismo na época alta”.
O líder do executivo açoriano referiu ainda a relevância das infraestruturas rodoviárias, assegurando a intervenção em caminhos rurais, agrícolas e florestais, que também servem como percursos de lazer e turismo.
Além das acessibilidades, foram discutidos projetos estruturantes para a ilha. Entre eles, destaca-se a construção do novo Centro de Saúde das Lajes do Pico, cuja conclusão está prevista para 2028. Como medida de reforço imediato dos serviços de saúde, será adquirido, até ao final do ano, um novo aparelho de Raio-X de última geração, financiado pelo programa Açores 2030 e pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este investimento permitirá melhorar a oferta de cuidados médicos à população e modernizar os equipamentos disponíveis.
José Manuel Bolieiro reiterou o compromisso do Governo Regional com o desenvolvimento sustentado da ilha, enfatizando que “mais do que a prioridade do aumento da pista, que é uma prioridade, destacamos a importância das acessibilidades para garantir o desenvolvimento sustentado da ilha”.
© GRA | Foto: MM | PE
