
Os Açores registam a melhor taxa de execução entre os programas territoriais do Portugal 2030 (PT 2030), atingindo 5,8%, segundo dados da Agência para o Desenvolvimento e Coesão. A região ultrapassa outros programas como Madeira 2030 (4,3%), Lisboa 2030 (4,1%) e Centro 2030 (2,3%), consolidando-se como referência na aplicação de fundos comunitários.
A informação foi divulgada esta sexta-feira pela Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, através de uma nota de imprensa.
GOVERNO DESTACA IMPACTO POSITIVO PARA A REGIÃO
O Secretário Regional das Finanças, Duarte Freitas, destacou a relevância destes resultados, afirmando que “esta é uma boa notícia para os Açores, para o Governo dos Açores, para os empresários dos Açores, para as instituições dos Açores”. O governante comentava os dados à margem da visita estatutária do executivo açoriano à ilha do Pico.
Além do desempenho no PT 2030, o programa Açores 2020 alcançou uma execução global de 101,6%, com 102,2% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 100,2% do Fundo Social Europeu (FSE), superando os 100% de execução inicialmente previstos.
Relativamente ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), Duarte Freitas sublinhou que a execução nos Açores também se encontra acima da média nacional, um desempenho que já mereceu elogios por parte do Ministro da Coesão.
Com estes resultados, os Açores reforçam a sua posição como exemplo de eficiência na captação e aplicação de fundos europeus, impulsionando o desenvolvimento sustentável da região e contribuindo para o crescimento económico do país.
© GRA | Foto: JF | PE
