
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, visitou esta quinta-feira o Pico Vineyards Hotel, um empreendimento de turismo rural de quatro estrelas situado na ilha do Pico, cuja obra se encontra em fase de conclusão e cuja abertura está prevista para os próximos meses.
De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional, este projeto representa um investimento de 1,6 milhões de euros, cofinanciado pelo Sistema de Incentivos Competir+, e visa atrair turistas com elevado poder de compra, oriundos da Europa, Estados Unidos e Ásia, com interesse pelo vinho, pela natureza, pelo design e pela arquitetura.
Durante a visita, José Manuel Bolieiro sublinhou a importância de iniciativas como esta para o desenvolvimento económico da Região. “O turismo deve servir para alavancar a restante economia, e os Açores têm registado, como nunca, uma vitalidade e um dinamismo. O nosso objetivo é continuar a promover a qualificação, valorização, diversificação e diferenciação do produto turístico, sempre com um foco no turismo sustentável que valorize os recursos naturais e paisagísticos da Região”, afirmou.
O empreendimento encontra-se inserido num contexto de vinha rodeado por muros de pedra de basalto e aposta na utilização de matérias-primas regionais, como a criptoméria e a própria pedra vulcânica, reforçando a identidade local. O hotel contará com 15 unidades de alojamento e uma adega, que já produziu 400 litros de vinho branco em 2024. A Direção Regional do Turismo classificou o projeto como “inovador, diversificador e qualificador da oferta turística existente”.
O líder do executivo açoriano destacou ainda o papel do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores (IVVA) no crescimento do setor vitivinícola da Região. “A dinâmica positiva verificada nas últimas três décadas no setor vitivinícola é notável. A criação do IVVA vem ajudar de forma integrada e eficaz aos desafios do setor, assegurando a harmonização de políticas e regulamentos”, frisou.
Nos últimos anos, a ilha do Pico tem registado um crescimento significativo no setor turístico. Só em 2024, o número de dormidas aumentou 12%, atingindo as 242.505, enquanto os proveitos dos estabelecimentos hoteleiros cresceram 16%, totalizando sete milhões de euros. Estes números reforçam a importância de projetos como o Pico Vineyards Hotel para a consolidação da ilha como um destino turístico de referência.
A visita ao empreendimento integrou-se no programa da visita estatutária ao Pico e contou também com a presença do Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, e da Presidente da Câmara Municipal da Madalena, Catarina Manito.
© GRA | Foto: MM | PE
