
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu quinta-feira à celebração de um Acordo de Cooperação Técnico-Financeiro com a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, através da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências. O acordo assegura a continuidade do projeto “Mais Saúde”, reforçando a aposta na promoção da saúde e na prevenção de comportamentos aditivos nas ilhas do Pico, Faial, Flores e Corvo.
De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional, o projeto inclui um estágio na Associação Desliga, em São Miguel, centrado na dependência sem substância, com o objetivo de capacitar as técnicas superiores envolvidas. “O nosso objetivo é contribuir para uma cultura de boas práticas, promovendo o bem-estar e um estilo de vida mais saudável através de uma atitude preventiva e educativa”, afirmou José Manuel Bolieiro durante a cerimónia.
O acordo prevê um financiamento total de 57.601,11 euros para o ano de 2025, contemplando ainda um investimento de 13.929,98 euros por parte da Santa Casa da Misericórdia da Madalena para aumentar a capacidade do Centro de Alojamento Temporário. Além disso, a revisão do financiamento anual do centro elevará o montante para 167.497,92 euros no próximo ano.

José Manuel Bolieiro sublinhou a importância da colaboração entre instituições para combater os comportamentos aditivos. “Este entendimento entre instituições é fruto de uma reflexão conjunta, procurando fazer mais com menos, de forma sinergética”, declarou o governante.
A cerimónia contou com a presença do Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, da Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, bem como do Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico, Maria Pereira, e de membros dos órgãos sociais da instituição.
© GRA | Fotos: MM | PE
