
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), entidade tutelada pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, irá realizar, no dia 25 de março, um seminário dedicado à temática “A importância de conhecer e preparar para os Riscos Naturais”, que terá lugar na Aula Magna da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.
Enquadrado nas comemorações do 45.º aniversário do SRPCBA, esta iniciativa tem como objetivo promover a reflexão sobre os desafios e debater as estratégias de preparação e resposta aos riscos naturais a que os Açores, pela sua localização geográfica e natureza geológica, se encontram mais expostos, como sismos, vulcões, furacões, tempestades, movimentos de vertente ou galgamentos costeiros.
O seminário, constituído por três painéis, contará com a participação de um conjunto relevante de especialistas e profissionais regionais e nacionais de várias áreas.
O evento inicia com a sessão de abertura, com intervenções institucionais, seguindo-se o primeiro painel, intitulado “Compreender os riscos naturais nos Açores: realidades e desafios”. Este momento contará com a participação da Coordenadora do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores, Vanda Costa, do Diretor do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, José Manuel Pacheco, e do Técnico Superior Especialista da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, Emanuel Barcelos. A moderação ficará a cargo do Administrador da EDA Renováveis com o pelouro da Geotermia, Félix Rodrigues.
Ainda durante a manhã, terá lugar o segundo painel dedicado à preparação da resposta no âmbito municipal, regional e nacional. Para o efeito, contará com a intervenção do Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada, Jorge Moniz, do Presidente do SRPCBA, Rui Andrade, e do Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo, Elísio Oliveira, sob a moderação do Presidente do Conselho Diretivo do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, Richard Marques.
À tarde, o terceiro e último painel irá abordar temas como a gestão de resposta em operações e como comunicar em situações de crise/emergência. Reunirá o Chefe da Área de Operações do Comando Operacional dos Açores, Aristóteles Ronda Branca, o Coordenador Regional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa, Armando Almeida, o Chefe da Área Operacional da Divisão Policial de Ponta Delgada, Eurico Machado, e na área da comunicação a Técnica Superior da Escola Nacional de Bombeiros Gisela Oliveira. A moderação será do Coordenador de Bombeiros do SRPCBA, Hugo Santos.
O seminário é aberto a todos os interessados no tema, desde profissionais da área até cidadãos que queiram aprender mais sobre riscos naturais e proteção civil.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, podendo ser feita até ao dia 23 de março, através do seguinte link: https://forms.office.com/e/8CApxjsnb8?origin=lprLink.
© GRA | Imagem: SRAAC | PE
