
Os Açores registaram uma participação “extremamente positiva” na edição deste ano da Better Tourism Lisboa (BTL), segundo afirmou a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral. A governante destacou a grande afluência de visitantes ao stand da Região, incluindo numerosos empresários do setor, sublinhando a importância da presença no maior certame de turismo em Portugal para reforçar o mercado nacional.
De acordo com a nota de imprensa divulgada na terça-feira pela Secretaria Regional, a participação na BTL ocorre num momento de crescimento significativo do turismo nos Açores. Nos primeiros três meses da época baixa, registou-se um aumento médio de 10% no setor. No evento, Berta Cabral apresentou a estratégia “Turismo Todo o Ano em Todas as Ilhas”, destacando o aumento de 27% no número de dormidas e de passageiros desembarcados, bem como um crescimento de 46% no rendimento gerado pelo setor.
“O turismo nos Açores tem margem para crescer, mas a nossa estratégia continuará assente na sustentabilidade e na valorização das especificidades de cada uma das nove ilhas”, afirmou a Secretária Regional. A governante salientou ainda os esforços para mitigar a sazonalidade através da aposta em mercados externos e na criação de ligações aéreas diretas com mercados considerados essenciais, bem como a gestão do território para evitar cargas excessivas sobre pontos de visitação.
Atualmente, o turismo representa 17% do PIB regional, 19,6% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) e gera 16,6% do emprego na Região. O stand dos Açores na BTL contou com a representação dos 19 municípios do arquipélago, reforçando a diversidade da oferta turística.
A Secretária Regional destacou ainda o reconhecimento internacional da Região, com distinções como a Certificação Ouro pela EarthCheck, a eleição como “Best Adventure Destination” do Mundo e da Europa pelos World Travel Awards e o reconhecimento das localidades de Madalena do Pico e Santa Cruz da Graciosa como “Best Tourism Villages” em 2023 e 2024, respetivamente.
A BTL 2025 reafirmou-se como um palco essencial para o setor, com mais de 80 mil visitantes e 1.500 expositores, num evento que esgotou a totalidade dos 50 mil metros quadrados da FIL, no Parque das Nações, reforçando o seu papel na dinamização do turismo a nível nacional e internacional.
© GRA | Foto: MM | PE
