
Decorreu esta terça-feira, em Ponta Delgada, uma reunião entre o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, e o Presidente do Banco Português de Fomento, Gonçalo Regalado, da qual resultou a criação do programa Fomento Garantia Açores. Esta nova linha de apoio, com uma dotação de 45 milhões de euros, visa agilizar o acesso ao financiamento por parte dos empresários açorianos.
De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, este instrumento tem como objetivo “servir de garantia para empréstimos sob a forma de mútuo, isto é, as operações de financiamento são efetuadas pelos intermediários financeiros (bancos comerciais), com garantia de até 80% por parte do FCEA – Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores”.
Durante o encontro, foi ainda feita uma avaliação dos diversos instrumentos financeiros criados pela Região no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Entre as decisões tomadas, destaca-se a prorrogação da medida Capital Participativo Açores até ao final de 2025. Esta iniciativa tem como propósito facilitar a recapitalização das empresas da região, proporcionando melhores condições de financiamento através da disponibilização de instrumentos de quase capital pelo FCEA, em parceria com os bancos comerciais aderentes.
No final da reunião, Duarte Freitas apelou à participação ativa dos empresários açorianos no acesso a estes mecanismos de apoio, sublinhando a sua importância para o crescimento económico e o fortalecimento do tecido empresarial da Região.
© GRA | Foto: JF | PE
