PRESIDENTE DO GOVERNO DOS AÇORES DESTACA EMPREENDEDORISMO JOVEM NA EASY FRUITS & SALADS

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, visitou esta segunda-feira a empresa Easy Fruits & Salads, localizada na ilha de São Miguel, para conhecer o percurso de crescimento desta iniciativa empresarial inovadora, fundada por três jovens agricultores. Durante a visita, o governante sublinhou a importância do setor agroalimentar para a economia regional e elogiou o contributo da empresa para a “sustentabilidade e a autonomia alimentar dos Açores”.

Segundo a nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional, a Easy Fruits & Salads foi criada em 2010, iniciando a atividade produtiva em 2012. Especializada na produção, processamento e comercialização de produtos hortofrutícolas, a empresa consolidou a sua presença no mercado através de uma oferta diferenciadora, incluindo saladas e sopas “prontas a consumir”, ervas aromáticas e vegetais snack. A empresa registou um crescimento significativo, aumentando a área cultivada, as valências disponíveis e o número de colaboradores.

Desde a sua fundação, a Easy Fruits & Salads tem sido pioneira na introdução de produtos de 4.ª gama na Região – produtos cortados, lavados, embalados e prontos a consumir. Entre 2021 e 2023, a empresa registou um aumento de 60% nas vendas, passando de um volume de negócios de 50 mil euros no primeiro ano para cerca de um milhão de euros na atualidade.

Com uma forte presença no mercado regional, a empresa abastece grandes superfícies comerciais e o setor da hotelaria e restauração em cinco ilhas do arquipélago. O seu portefólio inclui produtos como alface, rúcula, agrião, espinafre, tomate cherry, mini cenouras, pepinos e pimentos. A aposta na sustentabilidade tem sido um dos pilares da empresa, que utiliza embalagens biodegradáveis feitas de cana-de-açúcar importadas da Holanda. Atualmente, a Easy Fruits & Salads possui 88 selos da Marca Açores, certificando a qualidade e autenticidade dos seus produtos.

José Manuel Bolieiro classificou a empresa como um exemplo “inspirador” de empreendedorismo jovem e de inovação no setor agroalimentar. “Esta empresa é um exemplo de empreendedorismo, naquilo que é o início de um roteiro de empreendedorismo, jovem e não jovem, pelas ilhas dos Açores”, afirmou o Presidente do Governo, realçando o impacto positivo da empresa na dinamização da economia regional.

O governante destacou ainda a importância da Easy Fruits & Salads na aposta na horticultura e na inovação agroalimentar, permitindo um reforço da capacidade instalada nos Açores. “Esta é uma empresa que prestigia a Região e eleva os Açores para outros patamares, com produtos de excelente qualidade”, frisou Bolieiro.

No âmbito das políticas públicas de apoio à agricultura, o Presidente do Governo anunciou a abertura, a partir de abril, dos avisos de candidatura ao Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC). Este mecanismo permitirá cofinanciamentos de 85% para investimentos na agricultura, sem limite de valores, com o objetivo de aumentar a competitividade do setor, fortalecer a posição dos agricultores na cadeia alimentar e promover a inovação agroalimentar.

A Easy Fruits & Salads tem sido amplamente reconhecida pelo seu percurso e contributo para a agricultura nos Açores. Entre as distinções recebidas estão a Menção Honrosa na categoria Jovem Agricultor do Prémio Nacional de Agricultura (2014), o Prémio Inovação Jovem Empreendedor do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (2014) e a Distinção Agricultura na iniciativa “100 Maiores Empresas dos Açores”.

Com esta visita, o Governo Regional reafirma a sua aposta na capacidade empreendedora dos jovens, promovendo a retenção de talento e incentivando a diversificação da economia regional através da inovação e sustentabilidade. “Contamos com os jovens e com a sua capacidade de inovação e participação para consolidarmos uma sociedade mais justa e mais próspera”, concluiu José Manuel Bolieiro, reiterando o compromisso do Governo dos Açores em apoiar iniciativas empresariais que valorizem os recursos endógenos e impulsionem a economia regional.

© GRA | Foto: MM | PE