HOSPITAL DA HORTA RECEBE, PELA PRIMEIRA VEZ, EQUIPAMENTO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

O Hospital da Horta vai dispor, pela primeira vez, de um equipamento de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), permitindo a realização de exames que até agora obrigavam à deslocação dos utentes para outras ilhas. A informação foi divulgada segunda-feira pela Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, através de uma nota de imprensa.

De acordo com a governante, “o novo equipamento permitirá a realização de exames até então inexistentes naquela unidade hospitalar e que obrigavam à deslocação dos utentes para outra ilha”. Além disso, acrescenta, possibilitará “a realização de exames com recurso a técnicas inovadoras”.

Ainda este ano, o Hospital da Horta será igualmente equipado com um novo aparelho de Tomografia Axial Computadorizada (TAC), reforçando a capacidade diagnóstica da unidade de saúde.

A Secretária Regional destacou também o aumento do investimento em equipamentos nos últimos anos, afirmando que “com os governos de coligação, passámos de 1,74 milhões de euros, entre 2017 e 2020, para cerca de 5,5 milhões, entre 2021 e a presente data, ou seja, um crescimento muito expressivo”.

Esta segunda-feira, dia 17 de março, teve início a empreitada de intervenção no Bloco Operatório e na Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos (Recobro), o que implicou a deslocalização desta última. Durante o período de obras, a atividade do Bloco Operatório ficará condicionada. “Apesar do inconveniente e transtorno causados, significa que estamos a fazer progressos e a verdade é que a obra está a cumprir os prazos e isso deixa-nos muito satisfeitos”, afirmou Mónica Seidi.

A governante adiantou ainda que a intervenção no primeiro internamento está na fase final e que a zona da Consulta Externa, alvo de melhorias, foi reaberta na sua totalidade a 25 de fevereiro. Também em fase final encontra-se a intervenção na casa mortuária, uma obra considerada de “enorme importância social”.

Os investimentos e as obras em curso visam corrigir problemas estruturais de longa data, que comprometiam a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos utentes da unidade hospitalar. Entre as melhorias em curso, destacam-se a substituição de caixilharia e instalação de ar condicionado, a modernização das redes de água e elétrica, bem como a substituição da caldeira com duas décadas de funcionamento.

“A obra que decorre neste momento no Hospital da Horta terá como resultado a melhoria da eficiência energética e trará mais segurança e qualidade”, concluiu a Secretária Regional.

© GRA | Foto: SRSSS | PE