AÇORES E PRÍNCIPE REFORÇAM LAÇOS INSTITUCIONAIS E COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu esta segunda-feira, em audiência, o Presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe, Filipe Nascimento, num encontro que visou o reforço dos laços institucionais e da cooperação estratégica entre os dois arquipélagos. A reunião, segundo nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional, abordou áreas de interesse comum com vista à formalização de um protocolo de colaboração.

José Manuel Bolieiro destacou a relação de proximidade entre os Açores e o Príncipe, considerando que a experiência do arquipélago português pode valorizar a região africana em vários domínios. “Trabalhamos no sentido de perspetivar áreas de interesse comum para estabelecer um protocolo de colaboração que possa potenciar e aliar o conhecimento ao desenvolvimento”, afirmou o governante.

A localização geoestratégica das duas regiões também foi um dos temas em destaque. Bolieiro frisou a importância de uma parceria baseada na lusofonia e na criação de novas oportunidades. “Podemos, em conjunto, capacitar um projeto de oportunidades no Atlântico, nomeadamente no quadro das ligações transatlânticas entre os respetivos continentes”, sublinhou.

O oceano foi identificado como um dos principais elos de ligação entre os dois territórios, sendo apontado como um setor-chave para o desenvolvimento comum. O Presidente do Governo Regional recordou a participação de ambas as regiões na conferência internacional Our Ocean 2024, realizada em abril, onde foram debatidos desafios globais como a perda de biodiversidade, as alterações climáticas, a pesca insustentável e a poluição marinha.

Por seu lado, Filipe Nascimento expressou entusiasmo com a revitalização das relações institucionais entre os Açores e o Príncipe. “Os Açores e o Príncipe têm muito em comum e estou feliz e empenhado em relançar estas relações, sobretudo num ano tão simbólico para nós, em que assinalamos os 30 anos da Autonomia da ilha”, afirmou o governante.

Nascimento convidou ainda José Manuel Bolieiro a participar nas comemorações da efeméride, reforçando a intenção de estreitar a cooperação entre os dois arquipélagos e impulsionar novas oportunidades de desenvolvimento conjunto através de um protocolo formal.

A Região Autónoma do Príncipe é uma das duas regiões autónomas de São Tomé e Príncipe, localizada no Golfo da Guiné. Com uma população reduzida e uma economia assente na agricultura, turismo sustentável e pesca, a ilha do Príncipe é reconhecida pela sua biodiversidade e foi classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO. Possui estatuto autonómico desde 1995, contando com governo próprio. A sua posição geoestratégica no Atlântico Sul e os laços históricos e culturais com a lusofonia reforçam a sua importância no contexto regional e internacional.

© GRA | Fotos: JF | PE