
A Escola do Mar dos Açores, na cidade da Horta, acolheu nos dias 13 e 14 de março a conferência internacional “Smart Ocean Days”, evento que reuniu profissionais, empreendedores e investigadores do setor marítimo. A iniciativa foi organizada pela Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA), em parceria com o Fórum Oceano e a Blue Oasis.
A Câmara Municipal da Horta esteve representada na conferência pelo vereador Eduardo Pereira, que foi um dos oradores na sessão de abertura. Durante a sua intervenção, o autarca destacou a cidade da Horta como um “pólo de desenvolvimento científico e tecnológico”, sublinhando a construção do Tecnopolo MARTEC como um reforço à investigação marítima no Faial.
Segundo a nota de imprensa divulgada esta segunda-feira pela Câmara Municipal da Horta, Eduardo Pereira recordou ainda que a ilha do Faial alberga importantes instituições ligadas ao setor, como a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e o Instituto de Investigação Okeanos. O vereador enalteceu também o papel da Escola do Mar dos Açores e da ADFMA no desenvolvimento da Zona Livre Tecnológica e na construção da primeira pista da Região para aeronaves não tripuladas, cujos terrenos foram cedidos pelo Município.
“O mar dos Açores é um veículo privilegiado para o reforço da promoção do arquipélago a nível nacional e internacional”, afirmou o autarca, defendendo que a parceria com a Escola do Mar dos Açores permite ao Município “cooperar com o Estado, tanto a nível nacional quanto regional, promovendo um desenvolvimento sustentável e inovador.”
A conferência “Smart Ocean Days” enquadrou-se numa estratégia mais ampla de posicionamento do Faial como um centro de referência na investigação e desenvolvimento tecnológico ligado ao mar, promovendo a cooperação entre entidades públicas e privadas no setor marítimo.
© CMH | Foto: CMH | PE
