
Os Açores apresentaram, quinta-feira, na Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), a sua candidatura conjunta a Cidade Europeia do Vinho 2026. A iniciativa, que envolve os municípios da Madalena, Lajes do Pico, São Roque, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa, Vila do Porto e Horta, pretende destacar a cultura vitivinícola do arquipélago como um ativo estratégico de projeção internacional.
De acordo com a nota de imprensa divulgada pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a candidatura tem como objetivo transformar o património vitivinícola dos Açores num elemento diferenciador no panorama europeu, promovendo a história, a cultura e a produção de vinhos da região.
Vânia Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, destacou a importância da presença dos Açores na BTL 2025 para a divulgação desta candidatura. “É um imperativo, dada a importância que o setor vitivinícola tem na oferta turística local. Não nos podemos esquecer que a nossa gastronomia e a nossa produção de vinhos, associadas a uma extensa e secular cultura social, económica e patrimonial, são elementos que nos distinguem perante quem nos visita”, afirmou a autarca.
A candidatura, sob o lema “Azores, The Best Reason to Toast”, foi apresentada por Catarina Manito, Porta-Voz da iniciativa e Presidente da Câmara da Madalena, que sublinhou a união entre os municípios envolvidos no projeto. “De mãos dadas, estes oito Municípios açorianos superaram diferenças e criaram laços de aspirações comuns, unidos num único desígnio: promover os nossos vinhos e o nosso enoturismo. Queremos afirmar os Açores como território vinhateiro da Europa e queremos afirmá-lo como um todo”, destacou.
O evento contou ainda com uma apresentação dos vinhos das ilhas do Pico, Terceira, Graciosa, Santa Maria e Faial, proporcionando aos visitantes uma experiência enogastronómica que destacou a singularidade do terroir açoriano e a riqueza do património vitivinícola da região.
Com esta candidatura, os Açores pretendem reforçar a sua posição como destino enoturístico de excelência, promovendo a cultura da vinha como um dos seus principais emblemas a nível nacional e internacional.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE
