
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, marcou presença, quarta-feira, na abertura da Better Tourism Lisbon (BTL) 2025, onde destacou o crescimento sustentado e qualitativo do turismo no arquipélago. Acompanhado pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, o governante sublinhou que a Região tem apostado na qualidade, na excelência e na certificação dos produtos e atividades turísticas, garantindo um maior valor acrescentado para os operadores.
“Os Açores têm muito potencial para crescer em termos de quantidade, mas temos tido um crescimento consistente e, sobretudo, qualitativo”, afirmou José Manuel Bolieiro, citado numa nota de imprensa da Presidência do Governo Regional.
Os dados de 2024 confirmam o sucesso da estratégia turística da Região. Pela primeira vez, o arquipélago superou os 4,2 milhões de dormidas, registando um aumento de 12,4% em relação a 2023 e de 27,6% face a 2022. Os proveitos na hotelaria ultrapassaram os 187 milhões de euros, um crescimento de 46% relativamente a 2022, enquanto o turismo em espaço rural superou os 18 milhões de euros. No total, os proveitos turísticos ultrapassaram os 200 milhões de euros, reforçando a notoriedade e a competitividade dos Açores a nível internacional.
Outro feito relevante destacado por Bolieiro foi a distinção dos Açores como o primeiro arquipélago do mundo a obter o Nível Ouro da certificação de “Destino Sustentável” pela Earth Check, alcançada em 2024. Além disso, nos últimos dois anos, a Região foi eleita como “Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo” e “da Europa” pelos World Travel Awards.
“Somos o primeiro arquipélago no mundo certificado como ‘Destino Sustentável’, já com o Nível Ouro”, frisou o governante, sublinhando que a sustentabilidade é um eixo central no desenvolvimento turístico regional.
A estratégia turística dos Açores assenta na promoção de um “Turismo todo o ano em todas as ilhas”, com medidas para reduzir a sazonalidade e promover a dispersão dos fluxos turísticos. O Governo Regional tem incentivado as companhias aéreas a alargar operações para as épocas média e baixa, promovido campanhas seletivas no inverno e investido em voos extraordinários interilhas para facilitar a mobilidade.
Durante a visita à BTL, José Manuel Bolieiro percorreu os 40 stands das 37 empresas e agentes de turismo regionais presentes no evento, assim como os espaços representativos dos 19 municípios dos Açores, destacando a importância da colaboração entre o setor público e privado para o crescimento sustentado da atividade turística.
O Ministro da Economia, Pedro Reis, também visitou o stand dos Açores e elogiou a Região como um exemplo a seguir na estratégia do turismo nacional. “Os Açores são uma potência em crescimento e um caso de sucesso na aposta num turismo de qualidade, sustentável e diferenciador. Este é um modelo que devemos valorizar e replicar”, afirmou.
José Manuel Bolieiro concluiu a sua intervenção reforçando que o crescimento dos proveitos tem superado o das dormidas, evidenciando a aposta na qualidade do destino. “Estamos a crescer mais em qualidade do que em quantidade. Esse é um fator de enorme relevância para a sustentabilidade do destino e para nos prepararmos para um futuro cada vez mais competitivo”, finalizou.
© GRA | Foto: MM | PE
