GRATUITIDADE DAS CRECHES BENEFICIA MAIS DE 4.600 CRIANÇAS

A gratuitidade das creches até ao 16.º escalão nos Açores abrangeu, até ao momento, 4.686 crianças, traduzindo-se numa poupança superior a 4,1 milhões de euros para as famílias. A informação foi divulgada esta quarta-feira pela Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, durante a sua primeira intervenção no plenário da semana.

De acordo com a nota de imprensa emitida pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, este número representa um aumento significativo face a 2020, quando a gratuitidade das creches, restrita ao 7.º escalão, beneficiava apenas 590 crianças. “Nos Açores, a rede social de resposta à primeira infância funciona com o apoio dos parceiros do setor, nomeadamente privados sem fins lucrativos e, num futuro próximo, privados cuja capacidade já instalada possa dar uma resposta mais célere e ajudar a melhorar o acesso às creches nos Açores”, afirmou a governante.

A Secretária Regional destacou ainda a ampliação da capacidade das creches nos últimos quatro anos, com a criação de 805 novas vagas, passando de 2.894 em 2020 para 3.699 em 2024. Este crescimento foi impulsionado pelo aumento do número de famílias abrangidas pela gratuitidade, permitindo um investimento superior a 22,7 milhões de euros até 31 de dezembro de 2024.

As melhorias na oferta de creches incluem obras em curso nas ilhas Terceira, São Jorge, Flores, Pico e São Miguel, bem como investimentos concluídos nos últimos três anos na Terceira, Graciosa, São Miguel e Santa Maria. Para 2024, estão previstas mais 94 vagas, distribuídas pelo concelho do Nordeste (10 vagas) e por Ponta Delgada (74 vagas no Colégio de São Francisco Xavier), entre outras.

Mónica Seidi reforçou o compromisso do Governo Regional em continuar a aumentar o número de vagas, de acordo com a procura crescente dos últimos anos, garantindo assim melhores condições para as famílias e para o desenvolvimento da primeira infância nos Açores.

© GRA | Foto: MM | PE