A Delegação de Saúde de Nordeste recebeu, a 3 de março, a notificação de um surto de Gripe A no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste. Segundo nota à imprensa da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, a situação foi rapidamente acompanhada pelas autoridades de saúde, e o surto encontra-se agora controlado.
O lar, que acolhe 54 residentes, registou um total de 15 casos positivos, detetados através de testagem na última quarta-feira. Todos os casos foram assintomáticos ou apresentaram sintomas ligeiros, o que, de acordo com a nota, indicava já uma fase de resolução do surto. Quatro residentes, incluindo os dois que não estavam vacinados contra a gripe, necessitaram de internamento no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. Três deles já tiveram alta hospitalar, e o último deverá ter regressado à instituição ontem, após nova testagem.
Perante o surto, as medidas de contingência foram de imediato ativadas. Os residentes sintomáticos foram isolados dos restantes, e os profissionais do lar foram divididos em grupos específicos para prestar cuidados a cada grupo. O uso de equipamento de proteção individual, incluindo máscaras, tornou-se obrigatório, e as visitas à instituição foram suspensas para salvaguarda dos residentes.
Hoje, 12 de março, todos os residentes em isolamento foram submetidos a uma nova testagem, que revelou resultados negativos em todos os casos, exceto um residente que, apesar de testar negativo para a Gripe A, continua a apresentar sintomas ligeiros e permanece isolado. Dado o atual cenário de estabilização, prevê-se que as visitas sejam retomadas na próxima sexta-feira.
A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social destacou, na sua nota à imprensa, a importância da vacinação, sublinhando que os dados do surto demonstram que o risco de doença grave foi 26 vezes superior nos residentes não vacinados, reforçando a relevância da imunização como medida de Saúde Pública.
© GRA | PE
