A Região Autónoma dos Açores e a IROA, S.A. formalizaram o contrato-programa para o ano de 2025, num investimento global de 7,25 milhões de euros. De acordo com a nota de imprensa divulgada quarta-feira pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, este montante representa o maior investimento da última década e meia no setor agrícola açoriano.
O contrato-programa visa concretizar as iniciativas do Plano Regional Anual, com destaque para as ações do Programa 7 – Economia Rural e Alimentação. O financiamento permitirá impulsionar investimentos estratégicos em áreas essenciais para a agricultura, incluindo o abastecimento de água, eletrificação, ampliação da rede de caminhos agrícolas e fortalecimento do emparcelamento agrícola e da estruturação fundiária.
Segundo a nota de imprensa, estas medidas têm como objetivo promover um crescimento sustentável do setor, melhorar a qualidade de vida dos agricultores e reforçar as infraestruturas agrícolas do arquipélago. Até ao momento, a IROA, S.A. já investiu quatro milhões de euros na execução de 20 empreitadas, distribuídas entre obras concluídas, em fase de contratação e em adjudicação.
O secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, destacou a importância deste reforço financeiro, sublinhando que o contrato-programa permitirá à IROA, S.A. avançar com projetos estruturantes e consolidar o apoio aos agricultores. “Além disso, contribuirá para a coesão territorial e o desenvolvimento económico das diversas ilhas, contribuindo também para o rejuvenescimento do setor, com foco na criação de um futuro mais próspero e sustentável para os Açores”, afirmou o governante.
Este investimento reforça o compromisso do Governo Regional com a modernização do setor agrícola e com o desenvolvimento da economia rural do arquipélago, garantindo a execução de infraestruturas fundamentais para a produtividade e sustentabilidade da atividade agrícola açoriana.
© GRA | PE
