
Os Açores voltam a marcar presença de forma destacada na Better Tourism Lisbon (BTL) 2025, antiga Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior evento do setor do turismo em Portugal, que decorre esta semana na FIL, em Lisboa. Segundo nota de imprensa divulgada na segunda-feira pela Presidência do Governo Regional, a participação da Região contará com a presença do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, e da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
O certame, que recebe anualmente milhares de profissionais e visitantes, conta este ano com mais de 1.500 expositores, 600 eventos e representa mais de 100 destinos internacionais, esperando atrair 80.000 pessoas ao longo dos cinco dias de duração.
Neste primeiro dia da feira, 12 de março, José Manuel Bolieiro participará na CNN Summit, no painel “Segmentação e Estratégias Diferenciadas para o Território”, enquanto Berta Cabral apresentará a orientação estratégica que tem sustentado o crescimento do setor nos últimos quatro anos.
Sob o lema “Turismo Todo o Ano em Todas as Ilhas”, a estratégia regional visa combater a sazonalidade e impulsionar o turismo nas nove ilhas do arquipélago, consolidando os Açores como um destino de referência internacional em sustentabilidade e inovação no desenvolvimento regional.
A presença dos Açores na BTL 2025 inclui cerca de quatro dezenas de stands de 37 empresas e agentes de turismo regionais. Este ano, os 19 municípios do arquipélago estarão localizados numa área de maior destaque, aumentando a visibilidade e funcionalidade do espaço.
O stand dos Açores contará com uma forte dinamização, incluindo apresentações de diversos parceiros e stakeholders do setor, momentos comunicacionais, showcooking e espaços interativos.
Em 2024, os Açores foram distinguidos com os prémios de Melhor Stand Nacional e Sustentabilidade da BTL, reconhecimento que consolidou a Região como um dos principais destinos turísticos do país.
A BTL 2025 conta ainda com 300 pontos de venda de agências de viagens, 200 compradores credenciados, 300 oradores nacionais e internacionais e 3.000 reuniões agendadas, reforçando a sua relevância enquanto plataforma de networking e negócios para o setor turístico.
© GRA | Foto: MM | PE
