BOLIEIRO DESTACA PAPEL DOS AÇORES NA ESTRATÉGIA EUROPEIA EM REUNIÃO COM EURODEPUTADOS SOCIALISTAS

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu sexta-feira, no Palácio de Sant’Ana, uma delegação do Partido Socialista ao Parlamento Europeu, liderada por Marta Temido. O encontro teve um caráter de cortesia e de trabalho, sublinhando a importância das relações entre os Açores e as instituições europeias.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional, Bolieiro enalteceu a escolha do arquipélago para estas jornadas de trabalho e destacou a existência de “pontes de consenso e entendimento da importância que na política europeia se deve desenvolver para valorizar os interesses dos Açores”.

Durante a reunião, o líder do executivo regional defendeu a necessidade de políticas de coesão e solidariedade que reforcem o papel dos Açores na União Europeia. “Devemos promover estratégias que promovam a coesão territorial e social”, afirmou Bolieiro.

O governante sublinhou ainda a relevância do posicionamento geoestratégico do arquipélago, referindo que “os Açores podem contribuir significativamente para a dimensão estratégica de Portugal e da União Europeia, maximizando oportunidades e reforçando a competitividade e inovação”.

Para além do setor económico, Bolieiro destacou o papel dos Açores em matéria de segurança e defesa no Atlântico Norte, frisando que “a vantagem que é para a União Europeia relativamente ao posicionamento geoestratégico dos Açores beneficia Portugal e a União Europeia”.

A reunião evidenciou pontos de convergência entre o Governo dos Açores e a Delegação Socialista ao Parlamento Europeu, reforçando a necessidade de um trabalho conjunto para afirmar os Açores no contexto europeu.

© GRA | Foto: MM | PE