A Delegação de Saúde do Nordeste notificou, no passado dia 3 de março, casos de gripe A no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, na ilha de São Miguel. De acordo com uma nota de imprensa divulgada sexta-feira pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, as medidas de contingência foram ativadas de imediato, em articulação com a Direção Técnica do lar.
O lar, que acolhe 54 residentes, registou alguns casos de sintomatologia gripal ligeira, comum nesta época do ano. Dos residentes, apenas dois não estão vacinados contra a gripe, por opção própria. Quatro residentes, incluindo os dois não vacinados, apresentaram quadros clínicos mais graves e encontram-se atualmente internados no Hospital do Divino Espírito Santo.
A testagem de todos os utentes, realizada segundo as melhores práticas de Saúde Pública, confirmou 15 casos positivos de gripe A, todos assintomáticos ou ligeiramente sintomáticos. Este cenário sugere que o surto está numa fase de resolução. Os residentes com sintomas foram isolados dos restantes, sendo-lhes recomendado que não circulem pelas áreas comuns do lar.
Os profissionais do lar foram divididos em grupos, prestando cuidados exclusivamente a residentes sintomáticos ou assintomáticos. O uso de equipamento de proteção individual, incluindo máscaras, é obrigatório em situações adequadas. Para garantir a segurança dos residentes e controlar a situação, as visitas à instituição foram suspensas.
A Autoridade de Saúde Concelhia mantém contacto permanente com a Coordenação Regional de Saúde Pública e a Autoridade de Saúde Regional, monitorizando a evolução do surto e tomando as medidas necessárias. Além deste lar, foi detetado um outro caso de gripe A num lar de idosos em São Miguel, com dois residentes infetados, situação que está a ser acompanhada pelo médico responsável e comunicada às autoridades de saúde locais.
A Secretaria Regional da Saúde sublinha que os números mostram que os casos graves ocorrem com uma probabilidade 26 vezes maior em indivíduos não vacinados, reforçando a importância da vacinação como medida de Saúde Pública. A Direção Regional de Saúde compromete-se a emitir novos comunicados à medida que a situação evolua.
© GRA | PE
