FRANCISCO CÉSAR ELEITO PRESIDENTE DO GRUPO PARLAMENTAR PORTUGAL-CANADÁ

Francisco César, Presidente do Partido Socialista dos Açores (PS/Açores) e deputado à Assembleia da República, foi eleito quarta-feira Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade (GPA) Portugal-Canadá. A informação foi divulgada numa nota de imprensa do PS/Açores, que destaca o objetivo deste órgão: reforçar e consolidar as relações bilaterais entre os dois países, através da cooperação institucional, política, cultural, económica e social.

O GPA Portugal-Canadá tem um plano de atividades que inclui contactos regulares com as Embaixadas de ambos os países, bem como com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas e outras entidades ligadas à emigração portuguesa no Canadá. Além disso, o grupo pretende promover o estreitamento de laços institucionais através da receção de delegações parlamentares canadianas em Lisboa e da organização de encontros com representantes das comunidades portuguesas no Canadá.

No âmbito cultural e científico, o Grupo Parlamentar irá incentivar a participação em eventos culturais do Canadá em Portugal e fomentar a troca de conhecimento entre associações científicas e académicas dos dois países. A área económica será também uma prioridade, com especial enfoque nas oportunidades geradas pelo Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Canadá, visando aumentar o fluxo comercial bilateral.

Francisco César reiterou o seu compromisso em desenvolver “uma agenda que reflete os interesses e as necessidades das comunidades portuguesas no Canadá”, bem como em “fortalecer as relações estratégicas entre as duas nações, promovendo um constante diálogo entre as instituições e os cidadãos”.

A eleição de Francisco César para a presidência deste Grupo Parlamentar sublinha a importância atribuída pelo PS/Açores ao reforço das relações entre Portugal e o Canadá, um país que acolhe uma significativa comunidade de origem açoriana. Esta iniciativa reforça ainda o papel do parlamentar açoriano na promoção dos interesses das comunidades portuguesas no estrangeiro e no aprofundamento das relações bilaterais em áreas estratégicas.

© PS/A | Foto: PS/A | PE