A Região Autónoma dos Açores registou um saldo orçamental de – 21,4 milhões de euros no mês de janeiro de 2025, uma melhoria significativa face aos -37,6 milhões de euros verificados no mesmo período de 2024, segundo dados divulgados quarta-feira pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), referidos numa nota de imprensa da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública.
A melhoria de 59 milhões de euros no saldo orçamental reflete o fortalecimento das finanças públicas regionais, que têm vindo a ser reconhecido por entidades externas. O Conselho de Finanças Públicas e a agência de rating DBRS validaram recentemente a robustez da economia açoriana, com a DBRS a elevar o rating da Região pela primeira vez desde 2019.
Além do desempenho orçamental, a nota de imprensa destaca a redução do prazo médio de pagamento a fornecedores, que registou uma diminuição de cerca de 18 dias nos últimos dois trimestres de 2024. Em dezembro de 2024, o valor era claramente inferior ao verificado a 31 de dezembro de 2020, indicando uma maior eficiência na gestão financeira.
Na nota, a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública destaca que economia regional continua a apresentar sinais positivos, com o indicador de atividade económica a crescer há 44 meses consecutivos e o indicador de consumo privado a registar expansão há 46 meses seguidos. A taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) dos Açores mantém-se acima da média nacional, enquanto as taxas de inflação e desemprego continuam a ser as mais baixas de Portugal.
© GRA | PE
