PROJETO LIFE POLINIZAÇORES APROVADO

A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação viu aprovada a sua candidatura ao Programa LIFE, no âmbito da Iniciativa Europeia para os Polinizadores, num investimento de 2,78 milhões de euros. O anúncio foi feito esta quarta-feira, através de uma nota de imprensa, que destaca o projeto LIFE POLINIZAÇORES como um marco nas políticas de sustentabilidade do Governo Regional.

António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, expressou “grande satisfação” com a aprovação do projeto, sublinhando que este “traduz um reconhecimento das políticas públicas do Governo no âmbito da sustentabilidade aplicada e não teórica”. O projeto, que terá a duração de seis anos, visa criar condições mais favoráveis ao refúgio, alimentação e dispersão de polinizadores em diversos usos do solo agrícola e florestal.

O LIFE POLINIZAÇORES prevê intervenções em cerca de 51 hectares nas ilhas das Flores, Faial, São Miguel e Terceira, envolvendo os serviços de ilha da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação. Estas ações incluem a produção de plantas destinadas à melhoria de habitats, bem como a sua utilização em áreas sob gestão pública e privada. “O projeto prevê uma linha de apoio a terceiros, sob a forma de pequenos incentivos, destinada a auxiliar trabalhos de replicação, análogos aos realizados pelas equipas e parceiros envolvidos”, explicou António Ventura.

As intervenções abrangem uma diversidade de contextos, desde pastagens, pomares e produção hortícola até áreas florestais, agroflorestais, bermas de infraestruturas, miradouros, parques de recreio e jardins urbanos. O Secretário Regional destacou ainda a articulação do projeto com os produtores de agroalimentos, através da Federação Agrícola dos Açores, sublinhando que esta parceria “permite obter um grande sucesso nos seus propósitos”.

António Ventura reforçou o carácter pioneiro do projeto, afirmando que “o Governo Regional assume um papel de liderança na implementação das políticas europeias que visam reverter o declínio das comunidades de polinizadores”. Este esforço, segundo o governante, tem como objetivo potenciar os serviços de ecossistema que estas comunidades oferecem, com especial relevo para a atividade agrícola.

O LIFE POLINIZAÇORES conta com a colaboração de vários parceiros, incluindo a KAIROS – Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária, a Direção Regional dos Recursos Florestais, a Direção Regional do Ambiente e a Euroscut Açores. Este consórcio reforça a abrangência e o impacto do projeto, que se alinha com as metas da União Europeia para a proteção da biodiversidade e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis. 

A aprovação deste projeto representa um passo significativo para os Açores no combate ao declínio dos polinizadores, essenciais para a manutenção dos ecossistemas e para a sustentabilidade da agricultura regional.

© GRA | PE