AÇORES REGISTAM CRESCIMENTO TURÍSTICO SIGNIFICATIVO E PREVEEM “ANO DE OURO” EM 2025

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou, esta quarta-feira, em Berlim, o papel decisivo dos empresários regionais no sucesso do turismo dos Açores e expressou otimismo face às perspetivas do setor para 2025. As declarações foram proferidas durante a participação na ITB Berlin, uma das maiores feiras de turismo do mundo, que decorre até 6 de março.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional, Berta Cabral sublinhou que as estatísticas mais recentes, referentes a janeiro de 2025, apontam para um crescimento próximo dos dois dígitos no setor turístico. “Crescemos acima de 12% em novembro e dezembro, e, agora, 9% em janeiro. É um caminho progressivo para atenuar a sazonalidade”, afirmou a governante.

Os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) confirmam esta tendência, com 130,3 mil dormidas registadas em janeiro, um aumento de 9,0% face ao mesmo período do ano anterior. A Secretária Regional destacou ainda o “elevado interesse e atratividade” do destino Açores, tanto a nível nacional como internacional, reforçando que 2024 foi um “Ano de Ouro” para o arquipélago, com mais de 4,2 milhões de dormidas e proveitos superiores a 200 milhões de euros.

Berta Cabral enfatizou a importância do mercado alemão, que em 2024 representou mais de 455 mil dormidas, um crescimento de 7% face a 2023. “É um dos mercados prioritários definidos no PEMTA 2030, onde devemos reforçar continuamente a aposta promocional da Região”, afirmou. A governante destacou ainda o reforço da conetividade aérea para 2025, com novas rotas como Dusseldorf-Ponta Delgada, operada pela Eurowings, e a nova ligação Zurique-Terceira, pela Edelweiss.

A Secretária Regional realçou também o contributo do turismo para a economia regional, citando um estudo da Ernst & Young (EY) que revela que o setor representa mais de 1.200 milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto (VAB), cerca de 20% do total regional, 17% do PIB e 17% do emprego. “O turismo é um setor transversal, que alavanca e potencia todos os outros setores económicos, em todas as ilhas”, afirmou.

Berta Cabral enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pela Visit Azores, afirmando que “o sucesso baseia-se naquilo que verdadeiramente somos, que é um destino de natureza e de pessoas autênticas”.

A ITB Berlin, que decorre até 6 de março, é considerada uma das principais plataformas globais para a indústria do turismo, reunindo expositores e visitantes de todo o mundo. A participação dos Açores na feira reforça a estratégia de promoção do arquipélago junto de um dos seus principais mercados emissores: a Alemanha.

© GRA | Foto: SRTMI | PE