A Unidade de Saúde da Ilha da Graciosa, recebeu um novo e moderno equipamento para a área da Saúde Oral, nomeadamente uma cadeira para tratamentos de medicina dentária, no âmbito de um investimento de 18 mil euros. A aquisição substitui uma cadeira com mais de 20 anos, cuja renovação era considerada “absolutamente necessária”, conforme destacou Mónica Seidi, Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, durante a última visita estatutária à ilha.
A governante aproveitou a ocasião para fazer um balanço dos investimentos em saúde na Graciosa, sublinhando um aumento significativo nos valores aplicados em equipamentos. “Passámos de 62 mil euros entre 2016 e 2020, para 346 mil euros entre 2021 e 2024, um aumento na ordem dos 450%”, afirmou. Este reforço inclui, além da nova cadeira dentária, um aparelho de Raio-X digital de alta qualidade, adquirido em 2023, que veio substituir um equipamento com 18 anos.
Segundo Mónica Seidi, o novo Raio-X permite “maximizar tempo e resultados”, graças a funções que agilizam procedimentos e melhoram a qualidade da imagem, o que se reflete numa “capacidade de diagnóstico significativamente melhorada”. A Secretária Regional destacou ainda que estes investimentos não se limitam a equipamentos, mas incluem também o reforço de recursos humanos. “Em relação a 2023, temos mais quatro profissionais de saúde, mas reconheço a necessidade de continuarmos a trabalhar na captação de médicos”, referiu.
A governante enfatizou que, além da aquisição de equipamentos, é essencial garantir o bom funcionamento das unidades de saúde. Para tal, o Governo Regional dos Açores planeia aumentar o duodécimo mensal da Unidade de Saúde da Graciosa em 19% entre 2024 e 2025, um valor que, segundo Mónica Seidi, “demonstra um compromisso muito sério” por parte do executivo.
Estes investimentos refletem a estratégia do Governo dos Açores para melhorar a qualidade dos serviços de saúde nas ilhas do arquipélago, garantindo equipamentos modernos e recursos humanos adequados para responder às necessidades das populações locais.
© GRA | PE
