ARTUR LIMA DESTACA CAPACIDADE DOS AÇORES PARA ATRAIR INVESTIMENTO EXTERNO SIGNIFICATIVO

O Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, sublinhou a capacidade do arquipélago para se afirmar no panorama europeu e internacional como uma região atrativa para investimento externo significativo. A afirmação foi feita durante a visita oficial de três dias do Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, acompanhado por uma delegação comercial, conforme divulgado numa nota de imprensa da Vice-Presidência do Governo Regional, na passada sexta-feira.

Artur Lima destacou que os Açores se posicionam como “um inegável centro para a investigação de alto nível e investimento vantajoso no Oceano Atlântico”. A visita, organizada pela Direção de Serviços de Captação de Investimento da Vice-Presidência, serviu para “mostrar exatamente aquilo que nós somos e aquilo que nós temos”, em articulação com o tecido empresarial, agrícola, científico e tecnológico da região.

Durante a estadia, a comitiva chinesa reuniu com a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a Federação Agrícola dos Açores, visitou o Centro de Fabrico dos Açores, a Universidade dos Açores e o Parque Nonagon, na ilha de São Miguel. No terceiro dia, a missão foi recebida pela Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, e visitou a Fruter-Açores.

Segundo a nota de imprensa, os encontros resultaram em novas possibilidades de captação de investimento estrangeiro e “oportunidades de exportação de produtos açorianos para a China”. Artur Lima reforçou o “investimento substancial no desenvolvimento científico e tecnológico dos Açores”, destacando o papel central da Universidade dos Açores na estratégia de crescimento integrado e sustentável da região.

O Vice-Presidente afirmou ainda que a Região recebe “sempre de braços abertos quem quer ajudar os Açores e a nossa economia”, lançando um repto aos empresários e empreendedores locais para que aproveitem as oportunidades geradas por esta visita. O objetivo é que este “primeiro passo” no estabelecimento de relações comerciais abra “outros mercados à nossa economia”.

Esta foi a terceira visita do Embaixador Zhao Bentang aos Açores, tendo sido discutida a possibilidade de geminação entre a Região Autónoma dos Açores e a Província de Shandong, um importante polo chinês de atividade agrícola e economia marinha. O Governo dos Açores recebeu ainda um convite para visitar a China no futuro.

“Vamos aproveitar todas e quaisquer oportunidades de investimento, captação de investimento e de dinamizar a economia dos Açores”, concluiu Artur Lima, reafirmando o compromisso da região em fortalecer a sua presença internacional e atrair novos parceiros estratégicos.

© GRA | Foto: VPGR | PE