INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA ELEGE NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS E DEFINE PRIORIDADES PARA 2024-2025

Na passada terça-feira, 25, o Instituto Açoriano de Cultura (IAC) realizou a sua Assembleia-Geral de sócios, onde foram aprovados os Relatórios de Atividades, Contas e Parecer do Conselho Fiscal referentes ao ano de 2024. Além disso, foram eleitos os novos órgãos sociais para o biénio 2024-2025, segundo uma nota de imprensa divulgada na quinta-feira pela instituição.

A nova direção, liderada por Rogério Paulo Nogueira e Sousa, traçou como principais linhas programáticas para o mandato a continuidade do trabalho já iniciado, a digitalização dos conteúdos produzidos ao longo dos anos de atividade do Instituto e a celebração dos 70 anos de aniversário da instituição. Entre as prioridades destacam-se ainda a promoção do património cultural açoriano, a criação do Observatório Regional das Atividades Culturais e o reforço das relações com as regiões da Macaronésia e a Diáspora açoriana através do projeto “Atlanti(Cidade)”.

A atuação do Instituto será pautada por três eixos fundamentais: Memória, Reflexão e Perspetivas de Futuro. A direção pretende ainda continuar a edição das coleções do Instituto e promover atividades de cariz cultural e científico.

ÓRGÃOS SOCIAIS ELEITOS

Assembleia Geral: Carlos Lino Portela Bessa (Presidente), José Luís Pereira Santos Gonçalves Neto (Vice-Presidente), Carlos Fernando Alves Pires de Almeida Farinha (Secretário) e Carlos Miguel Fernandes Mateus (Secretário).

Direção: Rogério Paulo Nogueira e Sousa (Presidente), Valter Manuel Linhares Peres (Secretário), Miguel Duarte Rosa Costa (Tesoureiro), Paulo José Lourenço Paim Barcelos (Vogal), Hugo Alexandre Avó Tiago (Vogal), Ana Lúcia da Silva Gonçalves Almeida (suplente) e Andreia Cristina Martins Fernandes (suplente).

Conselho Fiscal: Pedro Nuno Teixeira Corvelo (Presidente), Hélder Cardoso Amaral (Vogal) e Guilherme Jácome Soares Paim de Bruges Bettencourt (Vogal).

A nota de imprensa sublinha o compromisso da nova direção em valorizar o património cultural dos Açores e em modernizar a instituição, garantindo a preservação e divulgação da sua herança cultural e científica.

© IAC | Imagem: IAC | PE