CANDIDATURAS AO SIDART PARA APOIO AO ARTESANATO DOS AÇORES DECORREM EM MARÇO

As candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART) estão abertas de 1 a 31 de março, segundo uma nota de imprensa divulgada esta quinta-feira pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego. A informação foi partilhada através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), que reforçou que as inscrições devem ser realizadas exclusivamente online, na plataforma digital do Artesanato dos Açores, disponível em https://artesanato.azores.gov.pt.

De acordo com a mesma fonte, o SIDART, que conta com uma dotação de 200 mil euros, tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do setor artesanal na região, reforçando a qualidade da produção e a competitividade das empresas do ramo. Este sistema de incentivos, descrito como um “importante instrumento de apoio público e contínuo” à atividade artesanal, comparticipa investimentos em áreas como formação, qualificação, inovação, comercialização, promoção e aquisição de equipamentos para Unidades Produtivas Artesanais.

A nota de imprensa recorda que, em maio de 2022, entrou em vigor um novo regulamento que ampliou o âmbito das despesas elegíveis para comparticipação. Entre as novidades, destacam-se as despesas de alojamento para participação em feiras ou exposições, com um limite diário de 50 euros para deslocações nacionais e 90 euros para deslocações internacionais. Além disso, o regulamento passou a permitir que os artesãos comprovem despesas realizadas antes da candidatura, em casos de “acontecimentos imprevistos e inadiáveis”, desde que devidamente fundamentados. 

Maria João Carreiro, Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, responsável pela tutela do Artesanato dos Açores, justificou, na mesma nota, que as alterações ao SIDART visam a “adequação do sistema de incentivos às necessidades dos artesãos” e a garantia de “condições para que possam continuar o trabalho na criação e promoção do artesanato”. 

O SIDART é um sistema único no país, destacando-se pelo seu apoio contínuo ao setor artesanal, que desempenha um papel fundamental na economia e na cultura dos Açores.

© GRA | Imagem: SIDART | PE